Semarh contrata empresa para fazer georreferenciamento de perímetros irrigados da Cohidro

A ação contempla diretamente os perímetros gerenciados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), um dos órgãos intervenientes do programa

Outras ações já foram viabilizadas pelo PAS, como a batimetria das barragens e a composição do ‘Painel de Segurança’ destes reservatórios do Estado.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Programa Águas de Sergipe, firmou contrato com a empresa Seta (Serviços Técnicos e Agrimensura Ltda) para serviços de georreferenciamento nos perímetros irrigados Jacarecica I e Ribeira, em Itabaiana, e Jacarecica II, em Riachuelo e Malhador, além do levantamento cartorário dos imóveis desapropriados pelo Estado para implantação das respectivas barragens e perímetros.

A ação contempla diretamente os perímetros gerenciados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), um dos órgãos intervenientes do programa.

De acordo com o coordenador da Unidade de Administração do Programa Águas de Sergipe (Uapas), Everton Teixeira, o georreferenciamento vai ajudar a Cohidro a mapear precisamente as suas áreas. “Determinando que extensões podem ser reflorestadas, por exemplo, qual o tamanho dos seus perímetros. É um trabalho bacana”, explica.

Para o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Fonseca, a ação veio em boa hora. “Não há dúvidas quanto às melhorias que esse tipo de investimento trará ao Estado. Com ele, faremos todo o monitoramento dessas áreas, quais seus pontos críticos, onde se pode melhorar. Teremos condições de atuar com mais facilidade”.

Águas de Sergipe

O Águas de Sergipe é um programa criado para melhorar a qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, por meio do fortalecimento institucional do Estado, aperfeiçoando as práticas de manejo do solo e a qualidade da água. É fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o governo do Estado e o Banco Mundial, que possibilitará a execução de mais de 80 ações.

O Programa foi montado com interdisciplinaridade de participantes. A coordenação é da Semarh, e fazem parte a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Cohidro e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Neste momento, existem obras importantes em andamento: a reconstrução da antiga ponte de Pedra Branca, entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, e a recomposição do trecho original da adutora do São Francisco; a primeira etapa da estação elevatória de tratamento de esgoto em Itabaiana já foi finalizada, em breve, será dada ordem de serviço para a segunda etapa, que se configura com obras de macrodrenagem; e a construção do sistema de esgotamento sanitário do município de Dores, cujas obras estão avançadas.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Última atualização: 25 de janeiro de 2018 11:16.