Cohidro e irrigantes limpam 6 km de canais de irrigação em Canindé

Mutirão envolvendo funcionários e agricultores irrigantes mobilizou o Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). A ação conjunta tinha como objetivo a limpeza de seis quilômetros de canais secundários de escoamento e de uso comum a todos produtores, pois levam a água para as subestações de pressurização.

Esses canais secundários, depois de abastecidos pelo canal principal (C-01), fazem o escoamento até as estações de bombeamento (EBs) 05, 06 e 07, que redistribuem a água para irrigação através dos outros canais terciários. Visando uma melhor qualidade da água que vai chegar aos lotes e também prevenindo entupimentos e quebra das bombas, o mutirão contou com a atuação de quadro funcional do Perímetro da Cohidro e de 25 agricultores irrigantes, que em 4 dias de trabalho concluíram toda a extensão dos quatro canais.

Proinveste

Segundo o gerente do Califórnia, Edmilson Cordeiro Bezerra, paralelo a esta ação local de agricultores e servidores, obras que estão sendo realizadas – com recursos do Proinveste – em todo Perímetro e vão recuperar a estrutura de canais, além das EBs, adquirindo bombas e peças de reposição dos equipamentos. Para ele, o comprometimento do Governo do Estado, Cohidro, servidores e agricultores estão transformando, para melhor, a estrutura deste Pólo de Irrigação em Canindé.

“Estamos fazendo nossa parte nesse empenho de reformar o Perímetro. Já que pudemos contar com este envolvimento do Governo do Estado, em garantir o repasse de verba do Proinveste para o Califórnia, nada mais justo do que contribuirmos – nós servidores da Cohidro e estes agricultores que se propuseram a ajudar de forma voluntária – melhorando o estado de conservação dos canais e até facilitando o trabalho das empresas que ganharam a licitação dos serviços”, comenta Edmilson.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, agradece o envolvimento de servidores e irrigantes, enaltecendo o papel transformador que está sendo feito pelo Proinveste no Perímetro Califórnia. “Lá serão investidos R$ 4 milhões, da parcela de R$ 11 milhões repassadas à nossa Companhia através do empréstimo que o Governo de Sergipe fez junto a União. Tudo pensando no período de mais de duas décadas que esta unidade da Empresa não vê um investimento sólido em melhorias estruturais. Isso agora se efetiva graças ao empenho de todos nossos funcionários, sejam aqueles que fizeram o projeto propondo este investimento, ou então destes que estão colaborando com esta transformação do Califórnia”, considerou.

O diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto, reforça a carência que o Perímetro tinha por estas reformas estruturais e lista a ações que já começaram a ser feitas no Califórnia. “A obra mais aguardada é a que vai recuperar e cobrir o canal de irrigação C-01. Ele é o canal principal do Perímetro e como passa dentro da cidade, precisa ser protegido do uso irregular pela população e da poluição urbana. Serão recuperadas sete EBs, o canal N1 e construção de pontilhão de concreto no canal CT02. Ainda é previsto, pelo Proinveste, a reforma da infraestrutura de apoio administrativo da Cohidro, incluindo o escritório, garagem, oficina e almoxarifado em Canindé”, classificou, salientando também a importância dessa parceria com os agricultores para limpeza dos canais.

Última atualização: 6 de maio de 2021 18:10.