Governo leva água do São Francisco para o Povoado Vila Miranda em Capela

O novo sistema de abastecimento parte do sistema da Adutora do São Francisco na altura do povoado Terra Dura. A interligação do Sistema à adutora foi autorizada pelo Governo do Estado, através da Deso.

Fotos: Jorge Henrique/ASN

A parceria entre o governo do Estado, a prefeitura de Capela proporcionou a chegada de água de qualidade nas torneiras de mais de três mil moradores do Povoado Vila Miranda. Nesta sexta-feira, 27, o vice-governador Belivaldo Chagas dirigiu-se ao povoado para realizar a inauguração do sistema de abastecimento de água do Povoado, juntamente com a prefeita Silvany Sukita e o diretor- presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo.

Antes de o novo sistema ser instalado, a moradora Roberta Santos Santana vivia numa situação bastante complicada com o marido e a filha. “Era uma situação muito difícil. Descíamos até o Pageú para lavar roupa com bacia na cabeça. Era muito ruim. Para beber água, tinha que buscar no Taquari. Agora, a cerca de quinze dias temos água direto das nossas torneiras. É uma verdadeira benção”, agradeceu.

O vice-governador Belivaldo Chagas ressaltou que a população do município já conta com água da melhor qualidade. “A gente fica feliz em ver que mais de três mil pessoas estão sendo contempladas. População essa que há mais de trinta anos vinha esperando por água de qualidade. Com isso, a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Capela faz com que a população acabe com o sofrimento com o carro-pipa. A ideia é trabalhar ainda mais para que outras comunidades possam ser contempladas, melhorando a vida de toda a população da região”, ressaltou.

Novo sistema
O sistema é composto por uma rede de tubulação com seis quilômetros de extensão, caixa d’água, registro e filtros. Os recursos para implantação, oriundos do SAAE, foram de aproximadamente R$ 450.000,00. Com a anuência, a SAAE Capela derivou o sistema de abastecimento da adutora até o povoado Miranda, tornando possível que 3.000 pessoas passem a ser beneficiadas com água encanada em suas residências.

Durante a solenidade, foi anunciada, ainda, a perfuração de oito poços artesianos para ajudar no abastecimento de água de outros povoados da região, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

Presenças
Participaram da solenidade a superintendente da Casa Civil, Conceição Vieira, a vice-prefeita de Capela Adjane Pires, o diretor-presidente e o diretor de Infraestrutura da Cohidro, (respectivamente) José Carlos Felizola e Paulo Henrique Sobral; diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo, vereador Rony Cruz.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Leia ma matéria completa clicando aqui

Última atualização: 6 de dezembro de 2017 21:08.