Reunião no Califórnia define projetos do PAA para 2018

Foto Andrea Santos

Na terça-feira, 12, ocorreu uma Reunião do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Perímetro Irrigado Califórnia, entre Cohidro, Centro de Referência de Assistência Social de Canindé (Cras) e associação de produtores Assai, para desenvolver as propostas de ‘doação simultânea’ à Conab, que serão apresentadas para vigorar em 2018. Na sede do Perímetro, os gerentes da Cohidro, Sandro Luiz Prata (Agronegócios) e Eliane de Moura Morais (Perímetro Califórnia), juntos dos técnicos agrícolas do perímetro irrigado, receberam os representantes do Cras e os agricultores irrigantes que compõem a Assai.

Atualmente esta associação tem um contrato vigente com o PAA da Conab, onde 24 produtores tem que entregam um total de 103 toneladas de alimentos para serem doados para 2.300 pessoas carentes, quinzenalmente. Para tanto, serão remunerados pela União, até o final do ano e do projeto, em R$ 192.000. Esse encontro de hoje serviu para que as duas partes, produtores (proponentes) e Cras (entidade receptora), representando à população em situação de insegurança alimentar no município, definam o novo projeto à ser proposto à Conab e vigorar a partir de janeiro.

Segundo Sandro Prata, o debate tem que ser incessante e outras reuniões devem acontecer, já o Governo Federal tanto cortou recursos para o financiamento do PAA, quanto impôs novas regras para ‘ranquear’ as propostas, afim de selecionar as que melhor se adequam nos novos critérios. São favorecidos os projetos como o menor valor e um menor número de agricultores fornecedores. Em contrapartida, projetos com um percentual maior de fornecedoras mulheres, assentados de reforma agrária e de produtores orgânicos, são também melhor pontuados.

Foto Andrea Santos
Foto Andrea Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em