Grupo Semiárido vai em Pernambuco conhecer tecnologias de convivência com a seca

Grupo Semiárido do Governo de Sergipe em Afogados da Ingazeira

Comissão criada pelo Governador de Sergipe, Jackson Barreto, batizada de “Grupo Semiárido” – constituído por titulares e representantes de secretarias e órgãos do Estado – visitou o município de Afogado das Ingazeiras-PE no domingo, dia 13. A missão buscava conhecer de perto as alternativas de convivência com a seca, no que tange a recuperação e perenização, de rios e nascentes a partir da construção de barragens subterrâneas e métodos de extração de água pela perfuração de poços.

Tais tecnologias serão propostas ao Governo de Sergipe para, a posteriori, buscar recursos federais e assim viabilizar ações semelhantes no Sertão Sergipano. De início, um projeto vai ser elaborado pelo grupo, que inclui a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe (Seagri) e sua subsidiária, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Mas também fizeram parte da caravana, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Defesa Civil Estadual.

O Grupo esteve na cidade de Afogados da ingazeira-PE, onde foi possível conhecer projetos que aliam a viabilização do uso da água dos rios e riachos, para agricultura e consumo, com a preservação ambiental das matas ciliares e nascentes. Diretor de infraestrutura e mecanização da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, foi integrante da equipe de visitantes e pode observar de perto como tornaram possível a utilização de rios que eram secos a maior parte do ano.

“Fomos lá para buscar novas técnicas com relação às barragens subterrâneas. É a implementação de um misto da tecnologia, da engenharia, com a sabedoria popular. Contando com materiais e métodos alternativos, usaram a pedra como maneira de barrar a água que corre nas cheias, tanto na superfície como no subsolo, para depois utilizar desses leitos úmidos para plantar ou extrair água, por cisternas”, revelou Paulo Sobral. Ainda, representando a Diretoria de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, também participou da viagem o Engenheiro Agrônomo Antônio Paulo Feitosa.

Mardoqueu Bodano, Presidente da Cohidro, também esteve na viagem a Afogados da Ingazeiras-PE e pode presenciar e aprender com os locais, de que forma fazem para aproveitar o leito dos rios depois que deixam de ter água corrente e explica no que isso vai ser útil para o Estado de Sergipe. “Foi maravilhoso o que vimos, presenciamos meios de tornar a vida, do nosso sertanejo mais viável no Semiárido, podendo obter água, para plantar e dar de beber às criações de onde naturalmente não tem, depois que passa a enxurrada. Agora, nosso grupo vai passar um esboço do que foi visto na visita para o Governador, para então elaborar um plano, da forma em se poderá captar recursos”, assinalou.

Secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, visitou tanto o projeto de Afogados da Ingazeira como também conheceu o trabalho de Engenharia Militar para extração de água do subsolo. “Acabaram sendo dois eventos extremamente importantes. Tivemos possibilidade de ver uma das melhores experiências, inclusive premiada, mais reconhecias no Brasil (barragens subterrâneas). E a outra construiu uma relação importante com o Exército Brasileiro para que possa nos ajudar, criando possibilidades de acumular mais águas no Sertão e isso é importante”, avaliou.

Esmeraldo ainda reforçou que “o Estado pensa no Semiárido de forma estratégica, inclusive agora tendo muita chuva. O grupo se mantém unido, dialogando e apresentando propostas para o Governo, para que as soluções sejam contínuas e não aquelas soluções emergenciais, das agonias de final de ano, principalmente quando a estiagem pega mais forte”. Para o Secretário, o que foi visto tem impacto na condição humana, mas também na preservação ambiental. “A sequência de barragens que foi feita, ajudou na preservação do rio, na preservação da mata ciliar e a própria barragem ajuda a conter a erosão e o acumulo de sedimentos, ajuda inclusive, a retomada de nascentes”, concluiu.

Última atualização: 18 de outubro de 2017 09:54.