Cohidro e parceiros exaltam importância da Água em seu Dia Internacional

Evento reuniu estudantes de duas escolas locais para aprender mais sobre a água

No Dia Mundial da Água a gerência do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, chamou alunos de escolas e produtores rurais para uma programação que incluía a exposição dos trabalhos de instituições parceiras através de estandes temáticos, peça teatral e um concurso escolar de maquetes. O evento ocorreu nesta terça-feira, 22, no escritório local da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), empresa que administra o Pólo de Irrigação e organiza, todo ano, o evento.

Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Banco do Nordeste (BNB), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Lagarto (Semader), Associação de Produtores Orgânicos de Lagarto e Curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) montaram estandes onde os visitantes recebiam explicação de como é a atuação destas organizações no município e seu envolvimento com uso da água. Estudantes da Fundação Escola Nossa Senhora das Graças e a Escola Municipal Monsenhor Jason Barbosa Coelho puderam conhecer este trabalho e também como funciona o Perímetro da Cohidro.

Esses estudantes ainda participaram de uma competição entre turmas, para a escolha da melhor maquete com a temática do uso consciente da água. A maquete feita pelos 4º e 5º anos da Fundação Escola trabalhou o reaproveitamento da água. Esta ideia, desenvolvida pelos alunos das professoras Talita Santana Viana e Ana Clara Andrade, ganhou o primeiro lugar e o troféu, oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto, outro expositor no evento.

“Estamos trabalhando, em sala de aula, os recursos naturais. E pensando no Dia da Água, fizemos uma maquete no reaproveitamento da água. Uma para a escola e outra para uma residência. Como é o assunto dado nas aulas, ficou mais fácil”, contou a professora Talita Santana, sobre o projeto que ilustra o reuso da água dos bebedouros para irrigação de uma horta.

Para o Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, esse interesse dos pequenos pelo tema da água tem que ser muito exercitado na época escolar. “Com os adultos nem sempre souberam dar a devida importância à conservação dos recursos hídricos, é bom saber que no futuro, quando for a vez deles, exista uma conscientização maior. Mas para sobrar água para eles, depende hoje de nós o uso responsável, tanto de quem compartilha, como é o caso da Cohidro e da Deso, como também dos cidadãos e os agricultores, que recebem. Não podemos desperdiçar este bem natural tão precioso”.

Deso

Hoje, para abastecer a cidade de Lagarto, a Deso faz a capitação de 600 metros cúbicos por hora (m³/h) de água no Rio Piauitinga e outros 400, na Barragem Dionísio Machado, alimentada pelo Rio Piauí. Esse reservatório acumula 15 milhões de m³ e a Empresa Estadual faz o uso compartilhado com a coirmã Cohidro, a qual fornece água para a irrigação em 421 lotes irrigados, a uma vasão de 2.960 m³/h. Como explica o superintendente de produção regional da Companhia de Saneamento, Sérgio Dias, para a agricultura a água pode ser distribuída em estado bruto, mas para ser potável ao consumo humano, ela precisa passar por um complexo tratamento.

“Em nosso estande trouxemos hoje uma maquete funcional, para mostrar o tratamento de água potável, que é feito com a água captada na barragem”, contou Sergio Dias. Na apresentação aos alunos, ele faz outro alerta preocupante aos estudantes e visitantes. “A falta de fossas sépticas e falta de cuidado com a lavagem de carros, acabam contaminando os mananciais com metais pesados e resíduos de combustíveis. Devido a isso, a Deso não tem muitas alternativas de captação de água”, informou ele, sobre a restrição à somente duas fontes de água potável em Lagarto.

Organizadora do evento, a gerente do Perímetro Piauí, Gilvanete Teixeira, comentou que, a cada ano, mais instituições, assim como a Deso, estão se interessando em atuar no Dia da Água da Cohidro. “Assumimos, para nós, esse trabalho de conscientização do uso responsável dos recursos hídricos. Buscamos parceiros para nos ajudar a montar esta atividade, neste dia do ano e agradecemos, de coração, esse apoio. Mas o nosso trabalho na Empresa, de técnicos e gestores, é de todo dia insistir com os agricultores para economizar água na irrigação. Para usar sem desperdícios porque senão, amanhã ela pode faltar”.

A peça teatral do Grupo Geração Eleita, da Igreja Batista Betel de Lagarto, abordava também o preocupante tema do desperdício da água em seu uso corriqueiro, como no exemplo do simples ato de tomar banho. “Hoje, o banho é só para tirar o suor e a sujeira do corpo. Não dá mais para prolongar esse momento, debaixo do chuveiro, meditando sobre a vida”, lembra o texto proferido, com humor, pelas jovens atrizes: Amenaide de São Paulo Nascimento, Camilla Caroline dos Santos Fontes e Franciele de Almeida Santos.

Farmácia Viva

Em um espaço cedido pela Cohidro e usando a água de irrigação do Perímetro Piauí, o Curso de Extensão em Fitoterapia, da UFS em Lagarto, montou uma rica coleção de espécies vegetais de uso medicinal, batizada de “Farmácia Viva”. Rosimeire Barbosa coordena o espaço e montou estande, junto ao herbário, para explicar aos visitantes o trabalho que ali é realizado. Para ela, a exposição foi bastante produtiva. “A criançada gostou, muitos deles disseram que as mães já usavam algumas das plantas mostradas, pois já conheciam pelo nome”, revelou.

Última atualização: 18 de outubro de 2017 09:53.