Servidores recebem Manhã de Saúde Educativa na Cohidro

postado em: Cohidro | 0
Servidores recebem Manhã de Saúde Educativa na Cohidro – Foto: Ascom/Cohidro

Na última segunda-feira, 19, os servidores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), tiveram uma Manhã de Saúde com palestras educativas sobre Hipertensão e Alimentação Saudável. Além disso, foram oferecidas aplicações de vacina contra Hepatite B, Tétano e Gripe (Influenza), como também o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Estiveram envolvidas nessa ação as secretarias de saúde do Estado (SES) e Municipal de Aracaju (SMS).O evento foi idealizado e coordenado pela Gerência de Recursos Humanos (Gerhu) da Cohidro, através dos departamentos de Desenvolvimento Humano (Didhu) e o de Segurança no Trabalho (Dissa). Com a importante contribuição de Simone Melo, estagiária da Companhia lotada no Posto Médico da Associação de Servidores da Cohidro (ASC), a equipe realizou a segunda edição desse encontro e trabalha para dar continuidade ao projeto e haverem outras palestras e atividades de saúde. “O principal objetivo é a prevenção dos funcionários, visando à conscientização de cada um. Em 15 de agosto fizemos palestras sobre Tabagismo e Alcoolismo, medindo a glicemia no sangue e a pressão arterial”, relembrou a acadêmica de Enfermagem.

A palestra foi iniciada pela médica Maria da Conceição Lima Santana, que trabalha na Coordenação de Redes na SES. O tema abordado a Diabetes Mellitus, doença caracterizada pela elevação de glicose no sangue. A Doutora destacou que o objetivo é estimular a busca de uma melhor qualidade de vida pelas pessoas. “Então a gente espera acabar orientando as pessoas para que procurem ajuda, que procurem se cuidar mais. Principalmente os homens, público mais desatento em relação aos cuidados com a saúde”, destacou.

Diabético há seis anos, Rubens dos Santos, conhecido como Rubinho Carioca, descobriu a doença durante uma crise de hipoglicemia, foi diagnosticado com diabetes e se tornou dependente de insulina, sendo que faz quatro aplicações ao dia. “Acho essas campanhas importantes, porque descubro novas curiosidades sobre a doença e uma nova maneira de tratá-la. Aprendi a controlar e evitar as crises”, expõe o Auxiliar de Mecânico da Cohidro.

Diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho considera fundamental que os departamentos humanos da Empresa tornem constantes esses eventos. “O Servidor precisa saber que ele é tão necessário para a Companhia, que a preocupação com sua saúde vira parte das ações administrativas, a partir da prevenção de doenças. Para que ele permaneça ativo, servindo à população, o tempo máximo que as legislações trabalhistas estabelecem, e não por que um problema de saúde o obrigue parar. Parte dessa preocupação já se faz presente aqui, no dia a dia, no apoio e suporte que damos à ASC, para manter ativo o nosso Posto Médico com enfermeira, médico e dentista”, completou.

Alimentação Saudável
Ronaldo Cruz, nutricionista da SES, apresentou em sua palestra “Os Dez Passos para uma Alimentação Saudável”, que faz parte de uma campanha da Secretaria, visando melhorar a qualidade daquilo que come, prevenindo doenças. Para ele, o apoio da Cohidro é indispensável na realização dessas ações em prol da qualidade de vida do servidor público. “Quero agradecer aos diretores da Cohidro, por nos proporcionarem a oportunidade de realizar essas palestras e ações na instituição. Esses eventos são fundamentais, porque permitem que o funcionário esteja atento a sua saúde e ao bem estar, sendo orientado por profissionais da área”, concluiu.

Jorge Kleber Soares Lima, diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, fica grato ao apoio dado pelo Estado e do Município. “A atuação desses profissionais de saúde complementa o esforço que temos em manter a Companhia ativa e atuante. Ela não é feita só de máquinas e prédios para fornecem água. É feita de pessoas que, muito mais do que equipamentos, carecem de atenção e cuidado para ‘funcionar bem’, na hora de exercer sua indispensável função, no serviço público e ainda, claro, ter ânimo de gozar daquilo que conquistou pelo suor do trabalho, depois do expediente, junto da família. Nós que fazemos parte da diretora, agradecemos muito a toda equipe do Gerhu pelo empenho diário e principalmente pelo cuidado que tem com os colegas”.

De acordo com Israel Batista, chefe da Assessoria de Controle Interno da Cohidro, a ação das instituições foi fundamental para o quadro de funcionários. Para ele, o estresse e a correria da vida contemporânea faz com que as pessoas se esqueçam de cuidar do corpo. “Não são todos os dias que temos tempo de ir para o médico, de tomar vacina e até ir ao posto. Esse evento na empresa é viável, porque une o trabalho com a saúde”, destacou o servidor, no dia vacinado contra a Hepatite B e que teve seu IMC verificado pela estagiária em Nutrição pela SES, Ana Gleice. Com esses dados será feita, a posteriori, uma avaliação para encontrar o peso ideal dos pesquisados.

Genivalda Silveira, coordenadora da Didhu da Cohidro fala que o foco principal das palestras realizadas na Empresa é a prevenção, para que os servidores se atentem aos cuidados com a saúde, como periodicamente aferir a pressão arterial e medir a glicemia, para evitar uma futura Diabete. ”A gente quer que o servidor tenha uma qualidade de vida boa, que tenham consciência disso, fazendo exames periodicamente. Vamos dar continuidade com as palestras até o final do ano”. Ela aproveita a oportunidade e agradece as secretarias de saúde: a do Estado, que disponibilizou os palestrantes e a de Aracaju também, fornecendo as vacinas.

Veja o álbum completo de fotos abaixo: