Cohidro realiza exames médicos dos funcionários em adequação ao eSocial

postado em: Servidores | 0
[Foto: arquivo pessoal]
Reuniões realizadas na terça-feira (30), no escritório do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto; terça-feira no Califórnia, em Canindé de São Francisco; e quinta-feira na Ribeira, em Itabaiana, dão continuidade ao cronograma de adequação da Cohidro ao eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais. A companhia estadual acaba de fechar novo contrato com uma empresa de Medicina e Segurança do Trabalho para disponibilizar os exames de saúde aos funcionários. Isso depois de sair na frente neste mês de novembro, ao pagar seus encargos patronais direto no novo sistema que reúne 15 obrigações trabalhistas.

A empresa cumpre Normas Regulamentares (NRs) para atualizar as suas informações quanto à saúde do trabalho do quadro funcional. Dados que serão utilizados para cumprir a quarta e última fase do eSocial, que se encerra em janeiro de 2022. É quando deve informar a situação de Saúde e Segurança do Trabalho na empresa, para emissão dos Laudos Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCATs) dos perímetros irrigados, a exemplo do Piauí, e da sede da Cohidro.

Diretor Jean Nascimento, e engenheiro do trabalho Roberto Barros e Pedro Américo, da CIPA [Foto: Arquivo pessoal]
É uma rotina anual que faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da Cohidro e se dá através da realização dos exames médicos periódicos, que todo trabalhador faz e os complementares, para algumas atividades de risco. O Trabalho da equipe de saúde contratada só será concluído com a emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) de todos os trabalhadores. O que muda, neste ano, é que todo o resultado do processo será lançado no sistema do eSocial, que em menos tempo vai retornar a emissão dos LTCATs.

Segundo o diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean @jcNascimento1003, “a empresa seguirá um cronograma de exames estabelecido pelo engenheiro da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (#DissaCohidro), Roberto Barros. Isso foi mais uma conquista que conseguimos junto com esta Diretoria Executiva para os servidores, atendendo ao pleito do Sindisan (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água) e da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)”, declarou.

Atualizado em