[galeria de fotos] NOVEMBRO AZUL: CIPA apoia realização de ‘Semana da Saúde do Homem’ na Cohidro

postado em: Capa, Cohidro, Galeria de fotos, Servidores | 0
Comissão interna sugere que funcionários saudáveis evitam acidentes de trabalho
[Foto: Paulo Ricardo]
O autocuidado do homem para com a sua saúde, é assunto para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)? Na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), sim. A reunião mensal da CIPA, ocorrida na última semana, coincidiu com um dos dias da ‘Semana da Saúde do Homem’, também realizada naquele período na sede da empresa em Aracaju. Na atividade, que faz parte do Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, os funcionários receberam orientação educativa sobre a saúde masculina, tratando dos mitos e verdades sobre o câncer de próstata, exibição de um vídeo sobre o Novembro Azul e ainda a aferição de pressão arterial, sorteio de brindes, distribuição de material informativo e preservativos. Como prevenção à Covid-19, os encontros com os funcionários foram restritos a grupos de até 15 pessoas.

Roberto Barros [Foto: Paulo Ricardo]
Assim como no Setembro Amarelo e Outubro Rosa, a CIPA incentiva a execução das campanhas priorizando o bem-estar dos funcionários, o que é fator primordial para um ambiente de trabalho sem acidentes. O engenheiro civil e presidente da comissão interna, Roberto Barros, parabenizou a Divisão de Bem-Estar Social (Dibem) da Cohidro pela organização do Novembro Azul. “É ação, prevenção e tem tudo a ver com a CIPA. Foi desenvolvido esse trabalho e a gente mostra mais uma vez que a Cohidro tem interesse em participar dessas campanhas e fazer com que ela chegue aos funcionários. Isso é o grande objetivo aqui dessas apresentações. Também é muito importante levar para os seus setores e quem não pôde vir, pede para dar uma lidinha; leva para casa, passa para os seus familiares. Essa também é uma das funções do ‘cipeiro’”, pontuou.

Eline Azevedo [Foto: Paulo Ricardo]
A assessora institucional Eline Azevedo, da Dibem, esclarece que a CIPA amplia o campo de ação da ‘Semana da Saúde do Homem’. “Roberto Barros deu a ideia de fazer essa união da CIPA com a atividade, para os ‘cipeiros’ passassem essas informações adiante, devido a importância do cuidado da saúde e por eles fazerem um papel muito importante na empresa. Parceria que já tem um longo tempo, com a intenção de trazer o máximo de formações para a empresa e fazer chegar a todos e a todas. É importante frisar que alguns dos brindes foram o kit de higiene dental, um material gentilmente cedido pelo Sesi [Serviço Social da Industria]”, relatou a funcionária que conta com toda equipe da Dibem – os estagiários em Enfermagem Robson Liberato, Michelle Melquiades e o jovem aprendiz Raphael Militão – para organizar o Novembro Azul.

Jean Nascimento [foto: Fernando Augusto]
Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean Nascimento considerou válida a preocupação da CIPA com a saúde dos funcionários. “Incentivamos a realização das campanhas mensais de saúde, para promover qualidade de vida do funcionário. Se o funcionário está bem de saúde, desenvolve suas funções melhor e com muito menos risco de acidentes, é onde entra a CIPA. Esta comissão interna que também apoiamos e que nos ajuda a administrar e focar atenção e investimentos aonde a empresa necessita. Investir no funcionário nunca é desperdício, sendo ele o patrimônio mais valioso da companhia. Isso se reflete nas obras que fizemos recentemente na recuperação dos almoxarifados e oficinas e agora começamos no prédio administrativo da sede da Cohidro. Trazendo mais condição de trabalho ao servidor”, avaliou o diretor.

A CIPA
A comissão realiza mensalmente reuniões na sede da empresa, em Aracaju, para expor e discutir as ações relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Ela atua na prevenção de acidentes e doenças laborais, orientando os servidores e fiscalizando toda a empresa. O grupo é formado por 12 componentes, sendo presidente, vice-presidente, secretário e mais nove membros e suplentes, incluindo representantes do empregador e dos empregados. O presidente da CIPA destaca membros que viajam para as unidades do interior, os perímetros, com o propósito de fiscalizar e acompanhar as necessidades naquela região. Então, é feito um relatório com anotações e fotos dos locais que estejam precisando de reforma ou manutenção e, no caso dos funcionários, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI´s).

Atualizado em