Reunião faz balanço de termo de cooperação com DER e avalia expansão para outros perímetros

[Foto: arquivo pessoal]
Reunião produtiva no Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), na manhã desta sexta-feira (01). Além da avaliação dos primeiros dias de ações do Termo de Cooperação Técnica do DER com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) – para a revitalização do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco – o encontro serviu para que os gestores discutissem a ampliação da parceria para os outros demais perímetros do Governo de Sergipe administrados pela Cohidro.

Em Canindé, junto de um mutirão feito por agricultores irrigantes do próprio perímetro Califórnia, a cooperação com DER já permitiu a limpeza do reservatório da Estação de Bombeamento (EB) 07, para a retirada de plantas subaquáticas que prejudicam as bombas da Cohidro e os equipamentos de irrigação dos agricultores.

Ao mesmo tempo, está sendo feita a limpeza da vegetação às margens e dentro dos canais de irrigação, melhorando a qualidade da água e evitando danos às estruturas de concreto, provocados pelas raízes. Para chegar aos lotes e toda produção de alimentos ser escoada, existes entradas de terra percorrendo todo perímetro Califórnia. Nelas, o DER já começou a trabalhar na recuperação, facilitando o acesso de veículos de pequeno a grande porte.

Presentes à reunião, os diretores-presidentes Anderson das Neves (DER); Paulo Sobral (Cohidro) e Kaká Andrade (ITPS), representando a comunidade canindense; diretores e gerentes do DER.

Atualizado em