Belivaldo fala das ações de combate aos efeitos da seca e dos investimentos do Estado em Sergipe

O vice-governador Belivaldo Chagas concedeu entrevista, na manhã desta terça-feira, 07, para o Jornal da Fan, apresentado pelo radialista George Magalhães na 99,7 FM, e falou das ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da seca no estado e dos investimentos que estão sendo feitos em Sergipe.

“Nossa principal preocupação é com a seca que castiga o sertão. Estamos vivendo um período de crise hídrica, uma das piores dos últimos 100 anos, e o sofrimento da população só não está sendo maior porque o Governo do Estado já vem empreendendo ações neste sentindo há muito tempo e trabalhamos com ações preventivas. A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação Sergipe (Cohidro) está perfurando poços, temos os carros-pipa do governo federal, e investimos na recuperação de barragens para quando a chuva chegar elas estejam prontas para receber as águas”, disse Belivaldo.

O vice-governador lembrou que antes do carnaval o governador Jackson Barreto realizou uma reunião para lançar um plano integrado de ações de combate à seca, com foco nos sete municípios do Alto Sertão (Gararu, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira). O plano inclui aquisição e distribuição de material forrageiro, ampliação de abastecimento de água por meio de carros-pipa, implantação de dessalinizadores, perfuração de poços, recuperação e implantação de barragens e linhas de crédito emergenciais são algumas das medidas, que estão previstas para a segunda quinzena de março.

“Estamos atentos e preocupados. A prioridade é o Alto Sertão, mas temos ações em todo o estado, porque essa crise não esta atingindo só o sertão, a chuva não está chegando a Sergipe e todo o estado está sofrendo. Mas as ações preventivas estão sendo feitas, como também buscamos as ações emergenciais. O que precisamos é a integração de todos pelo bem de Sergipe, estamos vivendo uma época de grandes dificuldades”.

No último 24 de fevereiro, teve início a edição 2017 do Programa de Recuperação de Barragens do Governo de Sergipe. Inicialmente são três frentes de trabalho simultâneas: em Frei Paulo, Poço Redondo e Cedro de São João, na recuperação de barragens de médio porte e de uso comunitário. Ao todo, serão 12 destes reservatórios recuperados no estado, todos em municípios onde foi decretada situação de emergência devido ao período prolongado de seca. As aguadas, depois de limpas e ampliadas, servirão para acumular a água das próximas chuvas, reservas utilizadas tanto no uso doméstico quanto à dessedentação animal.

“Na sexta, 24, véspera de carnaval, fui ao Povoado Alagadiço, em Frei Paulo, para verificar os trabalhos que estão sendo realizados na barragem daquela localidade. Ao todo, nessas ações, estamos investindo cerca de R$ 2 milhões”, afirmou Belivaldo.

Leia a matéria completa clicando aqui

Veja o álbum de fotos da visita de Belivaldo à obra barragem de Frei Paulo