[vídeo] Cohidro participa de Webinário sobre Programa Águas de Sergipe

[reprodução]
O Webinário sobre o Programa Águas de Sergipe – Um Case de Sucesso ocorreu na última quarta-feira (20), reunindo os coordenadores do PAS em cada uma das instituições atuantes na execução: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), através da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), gestora do programa; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e companhias de Saneamento (Deso) e de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro). Os objetivos do programa foram o fortalecimento do marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no estado de Sergipe e a implementação de ações que contribuíssem para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe – BHRS, sob uma perspectiva integrada.

Novo sistema de irrigação fará economia de 60% da água e 50% da energia elétrica utilizada nos dois perímetros irrigados da Cohidro [foto: Ascom/Cohidro]
A Cohidro, vinculada ao Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), foi representada no Webinário pelo seu diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola (Dirir) João Fonseca, que apresentou painel expositivo das ações executadas pela empresa através do programa, nos quatro eixos: ‘Ações de Segurança e Recuperação de Barragens’, ‘Modernização dos Perímetros Públicos de irrigação’, ‘Ações de Conservação do Solo’, “Fortalecimento Estrutural da Cohidro’.

João Fonseca [reprodução]
“As ações de Segurança de Barragem, são ações que o Banco Mundial sempre reputou e nós também reputamos como de extrema importância para o programa. Iniciaram logo após a construção de um painel de inspeção e segurança de barragens composto por quatro especialistas, na área de Hidrologia, Hidráulica, Maciça de Concreto e Geotecnia. Esses especialistas contratados fizeram uma vistoria nas barragens, incluindo a barragem da Deso, onde fizeram um levantamento e apontaram, quais ações seriam de médio, curto e longo prazo a serem executas”, afirmou o diretor João Fonseca.

O Webinário é parte das atividades de balanço do PAS em Sergipe, foram concluídas mais de 50 ações nos três componentes com investimentos feitos, e pagos acima de R$ 213 milhões. Da parte da Cohidro, segundo João Fonseca, uma delas está em sua fase conclusiva de execução. “Apesar de todas as ações serem importantes, eu diria que a mais importante é o Plano de Segurança das Barragens. Essa ação está sendo executada por uma empresa contratada já em campo, com a previsão de finalizar até o final do ano. Tanto das nossas três barragens [perímetros irrigados da Ribeira, Jacarecica I e II], como também da Jaime Umbelino, da Deso”, concluiu.

 

O Webinário completo pode ser assistido em: https://youtu.be/J62sqbaeKow

Atualizado em