Cohidro realiza ações na campanha do Setembro Amarelo

Foto: Ascom – Cohidro

Desde a semana passada, a Cohidro está decorada em amarelo, aderindo à campanha de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, o ‘Setembro Amarelo’. São enfeites, avisos com mensagens de estimulo nos murais, pátio e banheiros da empresa, e a criação de uma ‘urna do desabafo’, na Sala do Trabalhador. Já na segunda-feira (14), ocorreu interações com os funcionários nos corredores da sede, em Aracaju, com a distribuição de fitas amarelas que simbolizam o apoio individual à iniciativa.

Eline Azevedo, Assistente Social da Cohidro vê a campanha como uma oportunidade importante de falar sobre o tema dentro da empresa “Temos que agir em prol da saúde mental, visando tanto o bem estar, quanto a qualidade de vida dos trabalhadores. As empresas são espaços que para além do trabalho, precisam promover a qualidade de vida do funcionário. Cuidar da saúde mental, pode ser também através de mudanças positivas no ambiente de trabalho, manter um diálogo aberto para combater o preconceito e descriminação dentro da organização e encorajar quem está precisando de ajuda”, afirma.

O ‘Setembro Amarelo’ teve início em 2015, e foi escolhido em decorrência do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, dia 10 do mesmo mês. Por conta disso, diversas instituições adotaram a campanha visando abordar, conscientizar e compartilhar as informações acerca do tema. Além da capital, a campanha também está sendo estendida às unidades da Cohidro no interior, os perímetros irrigados. “A busca por ajuda ainda é pouca, porque o sucídio ainda é visto como um tabu, então se a pessoa não vem até a gente, nós precisamos ir até ele. Por isso colocamos canais de atendimento nos murais da empresa, para que o funcionário ou outrem se sinta confortável em procurar ajuda nos locais adequados”, aponta Eline.

Ainda dentro da programação do ‘Setembro Amarelo’, ocorreu uma exibição de vídeo educativo na reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de forma à conscientizar que a saúde mental também é uma prioridade a mais na prevenção à ocorrência de acidentes de trabalho. Para Edson Santana, economista na Assessoria de Planejamento da Cohidro – Asplan, a campanha realizada no Setembro Amarelo precisa ser lembrada durante todo o ano. “Devemos ter sempre em mente o respeito, para ajudar quem precisa a superar todos os sacrifícios, promovendo o bem-estar da forma adequada. Por isso, as ações da campanha devem ser sempre lembradas”, afirma Edson.

A ‘Sala do Trabalhador’ conta com a Assistente Social Eline Azevedo e a estagiária de enfermagem Rafaela Menezes, e atua também através de ações como a do ‘Setembro Amarelo’. A equipe já se organiza para a campanha do Outubro Rosa, que a Cohidro também vai aderir no mês que vêm. Por conta da pandemia, as ações serão realizadas de forma restrita, seguindo as recomendações de prevenção contra o coronavírus.

Para receber atenção de saúde psicológica; os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); as Unidades Básicas de Saúde (UBS); os pronto atendimentos; CVV (Centro de Valorização da Vida) atendendo por ligação gratuita no número 188; são alguns dos lugares que estão atendendo por via remota, nesse período de quarentena.

Última atualização: 27 de outubro de 2020 18:46.