Funcionários da Cohidro se somam em ação solidária em alusão ao Dia das Crianças

Brinquedos arrecadados foram doados a crianças de instituições beneficentes de Aracaju no 18 do Forte e Santa Maria
Fotos: Gabriel Freitas

Para comemorar o Dia das Crianças [12 de outubro], na sexta-feira (11) os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro distribuíram 120 brinquedos em instituições beneficentes que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social em comunidades de Aracaju. As entidades foram o Lar Infantil Cristo Redentor (Licre), localizada no bairro Dezoito do Forte e que atende 52 crianças; e a Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem), no bairro Santa Maria, onde são acolhidas outras 68 crianças. A iniciativa partiu dos próprios funcionários da empresa, que fizeram a coleta com o intuito de levar um pouco de alegria a quem mais precisa.

Márcia Menezes é secretária na diretoria Administrativa da Cohidro e fez questão de doar brinquedos para alegrar o Dia das Crianças no Licre e no Ibem. Ela avalia que as famílias mais carentes tendem a priorizar os gastos de primeira necessidade e, por isso, ajuda. “Penso nas pessoas que não têm condições de comprar um brinquedo quando chega essa época. Quem já foi criança, sabe o que é que passa na cabeça delas quando o pai ou a mãe não tem condições. Nessa época, em elas esperam ganhar algo, ao chegar o momento do Dia das Crianças, a gente faz esse trabalho para conseguir, pelo menos, arrancar um sorriso de cada criança. Só isso já gratifica a gente”.

Na entrega dos brinquedos, representaram os colegas da companhia os assessores institucionais Mylla Rodrigues, Janailson Farias, Eduardo Salustin e o motorista Roberto Meneses. Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean Nascimento parabenizou os funcionários que somaram esforços e recursos para fazer o bem. “Empresa compromissada com o bem comum que é a Cohidro, perfurando poços comunitários em todo estado e fornecendo água de irrigação subsidiada para a produção de alimentos pela Agricultura Familiar, vai refletir no comportamento de seus funcionários perante a sociedade. É uma experiência gratificante trabalhar e conviver com esse pessoal alegre, esperançoso e motivado a ajudar o próximo”, considera.

Professora de Educação Infantil da turma de quatro e cinco anos na creche do Ibem, Valdinete de Jesus explica que a instituição acolhe as crianças mais necessitadas da comunidade, fazendo um trabalho para trazer mais aconchego à vida que eles têm. “Também trabalhamos a educação, o amor, a ética que eles precisam vivenciar desde pequeno, para diferenciar a situação de vida deles. E é isso que o IBEM se compromete: tratar com amor e carinho, nesses 20 anos de assistência, essas crianças, que mostram um aproveitamento ótimo nos trabalhos”, relata. O instituto beneficente tem programas de geração de renda familiar; de apoio a idosos, gestantes e parturientes; oficinas de música, dança, informática e judô – atividades que contam com donativos da sociedade para serem mantidas. Para doar, basta entrar em contato com o telefone (79) 99981-7918.

O Lar Infantil Cristo Redentor é uma instituição sem fins lucrativos que funciona há 62 anos. Até o ano de 2013 trabalhava na modalidade de abrigo. “Em 2014, iniciamos uma nova modalidade, da Proteção Social Básica, por conta de uma exigência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que preconizava que as instituições precisavam se adequar a um público misto, porque trabalhávamos apenas com o público feminino”, relatou Elisana Vieira, assistente social no Licre. Segundo ela, a adaptação, em um curto espaço de tempo, colocou o lar em dificuldades financeiras e com falta de pessoal de apoio. “Atualmente estamos com uma campanha ‘Abrace o Licre e faça uma criança feliz’. Por isso agradecemos a equipe da Cohidro por esse apoio, por esse abraço de olhar para nossas crianças e trazer esses presentes”, complementou. O Cristo Redentor atende ofertas de doações pelo telefone (79) 3245-2042.

Última atualização: 22 de outubro de 2019 10:39.