Cohidro celebra 36 anos com funcionários e gestores

(Foto Isabela Menezes)

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro é considerada a empresa pública de maior atuação em irrigação e captação de águas subterrâneas no estado, resultado do trabalho executado ao longo dos 36 anos de existência, completos no último sábado, 13. Na segunda-feira, os funcionários, o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, André Bomfim, diretores executivos e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água – Sindisan, Sílvio Sá, realizaram, juntos, uma homenagem à empresa e a todos que a fizeram atuante durante esse tempo.

Desde a sua função até hoje, a empresa perfurou cerca de 3.900 poços tubulares, construiu ou recuperou mais de 3.000 barragens e instalou cerca de 5.000 cisternas. A Cohidro ainda disponibiliza infraestrutura que tornam irrigáveis 11.516 hectares de terra agricultável, beneficiando continuamente mais de 66 mil pessoas no campo, entre os seis perímetros irrigados onde gerencia o fornecimento de água e a assistência técnica e no Platô de Neópolis, onde ela administra os contratos de concessão dos lotes do Governo do Estado.

Agricultor irrigante em Lagarto, Reginaldo Bispo é atendido pelo Cohidro no perímetro Piauí com a água de irrigação, que chega diariamente ao seu lote, e a assistência técnica agrícola. Ele diz que sua vida melhorou muito depois da empresa ter incentivado o melhoramento para o homem do campo. “Não só eu, como todos os produtores, só temos a agradecer. Todos confiantes de que nos ajudem no sentido de continuar a dar toda essa assistência. Em nome de todos, quero parabenizar pelos 36 anos da Cohidro”, cumprimentou.

A empresa detém, no estado de Sergipe, expertise para perfurar uma média de 100 novos poços tubulares ao ano, a partir de suas sete equipes de perfuração e teste de vazão. Quando lhe compete, instala sistemas de bombeamento, armazenamento e distribuição de água a partir destes poços, dispondo de duas equipes de instalação. Corpo técnico que também opera em todo estado em demandas que vão desde a recuperação de sistemas de abastecimento desativados, reparos por falhas técnicas e manutenções preventivas, originando mais de 230 atendimentos anuais.

Celebração
No aniversário, o secretário Andre Bomfim afirmou que a Cohidro tem papel de suma importância em fomentar a agricultura de Sergipe, principalmente pela contribuição dos perímetros irrigados do Estado para a produção de alimentos. “Queria parabenizar a todos os funcionários, neste momento de celebração e agradecer pelo convite. Acho esse momento muito importante, de se pôr à disposição para o dialogo contínuo. Sempre que for para melhor estruturar a Cohidro, podem contar conosco”.

Paulo Sobral destacou a sua felicidade de poder festejar o primeiro aniversário da companhia na função de diretor-presidente. “A idéia desta comemoração era a de mostrar e pedir para todos os funcionários da Cohidro se envolverem de fato, querer que a empresa fique mais forte, mais reconhecida pela sociedade de um modo geral. Tenham certeza de que nesta diretoria, com o apoio do secretário e do governador, vamos nos empenhar para que a empresa se fortaleça. E peço a vocês, de coração, vistam a camisa da empresa junto com a gente”, falou para os presentes, ao lado da sua equipe, formada por Diogo Machado, diretor Administrativo e Financeiro e João Fonseca, diretor de Irrigação e Desenvolvimento agrícola.

A fala do presidente foi reforçada pela geóloga, ‘prata da casa’, Maria Auxiliadora, responsável muitos dos poços perfurados no estado. “Falar da Cohidro é muito fácil, difícil é viver sem ela. Porque na hora em que falamos em água, ai vem o resto: o alimento não tem se não tiver água, você morre de sede e de fome. Desculpem os funcionários de outras empresas, mas não existe empresa no estado mais importante do que essa. Vistam todos a camisa da Cohidro, pois estamos aqui juntos para brigar por ela”, disse a funcionária.

Última atualização: 11 de junho de 2019 19:29.