Servidores participam de palestra sobre saúde no trabalho

Servidores participam de palestra sobre saúde no trabalho – 24 abril – fotos Ariel Carmo

Na manhã da última segunda-feira, 24, servidores e colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), participaram de uma palestra organizada pela Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho da Cohidro (Dissa), com o tema “Os Riscos Ergonômicos”, ministrada pelo fisioterapeuta Waltemisson Rodrigo Santos Tavarez. A função foi a prevenção de problemas de saúde provocados por erros de posturais no trabalho.

No evento, os funcionários puderam aprender mais sobre a importância de adotar uma postura correta no ambiente de trabalho, seja sentado, ou em pé; operando máquinas; levantando ou transportando matérias. Os participantes ainda realizaram alguns movimentos da ginástica laboral, através de exercícios dinâmicos que foram monitorados pelo fisioterapeuta.

Waltemisson Rodrigo afirma que ficou satisfeito com a interação dos servidores durante a palestra. “A gente sabe que o ser humano ele tem uma facilidade maior em absorver o conhecimento quando ele tem prazer naquilo que ele está fazendo. Então, graças a Deus, ninguém dormiu na palestra, isso é sinal que funcionou, foi dinâmica, ao ponto de proporcionar tanto conhecimento como a parte de satisfação”, salientou o fisioterapeuta, que atua como profissional liberal.

Roberto Barros, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Dissa, conta por que houve a necessidade de ocorrer a palestra na Empresa. “Com a elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), ficaram evidenciados alguns riscos ergonômicos nas atividades laborais desenvolvidas pelos trabalhadores na Cohidro. Em função disso, nós decidimos procurar um especialista na área da Fisioterapia, especialidade de saúde que não só trabalha com a recuperação de lesionados, mas tem função fundamental na prevenção desse tipo de problema no ambiente de trabalho”, explicou, informando ainda que teve o apoio de estagiária em Enfermagem da Cohidro, Simone Melo, para indicação do profissional Waltemisson.

Diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, expôs satisfação na realização da Dissa, parabenizando todos os funcionários que viabilizaram a atividade. “É muito importante que a Empresa se preocupe com o resultado da atividade de trabalho à saúde do trabalhador. Temos este dever por lei e são ações como esta que nos fazem permanecer com o status de ‘uma empresa boa de trabalhar’, o que não é difícil de constatar nos depoimentos dados por estes servidores”, analisou.

Para Luciene Pinto, Assistente administrativa da Cohidro, a atividade foi elaborada pensando na prevenção da saúde do funcionário. “A importância do profissional vir até a Empresa, vir fazer uma palestra com todos, é por ele ter know-how, conhecimento e facilidade para transferir para a gente. Evitando que, quando realizarmos os trabalhos, as tarefas, a gente de machuque”, considerou.

Waltemisson também ressaltou a necessidade dessas palestras nas instituições, o que colabora com a prevenção de alguns casos no serviço público. “É necessário, é indispensável, que se incremente cada vez mais conhecimento, até porque como você sabe que, principalmente para o setor público, esse tipo de palestra consegue evitar determinados problemas”, completou.

veja o álbum completo de fotos, abaixo:

 

Última atualização: 12 de dezembro de 2017 08:47.