Horta na escola motiva visita ao perímetro Piauí

Foto: Arquivo pessoal

Na última terça-feira (13), 40 alunos dos Colégio Estadual Senador Walter Franco, do município de Estância (SE), visitam as dependências do Perímetro Irrigado Piauí da Cohidro, em Lagarto (SE). Orientados pelo professor Pablo, eles participam de um projeto de horta na escola e para aprimorar a unidade de plantio que já criaram, queriam conhecer plantações comerciais e orgânicas no polo agrícola irrigado pelo Governo do Estado.

Acompanhados do gerente Gildo Almeida e os técnicos agrícolas Marcos Emílio e José Américo, todos da Cohidro, puderam conhecer o funcionamento das estações de bombeamento e meteorológicas do perímetro, que trabalham em conjunto. Uma determinado quando se faz necessário irrigar e a outra enviando água para os 466 lotes irrigados.

Na sequência, conheceram o lote do irrigante João Pacheco, que há mais de 15 anos planta uma infinidade de tipos de vegetais sem nenhum tipo de agrotóxico. Agricultor registado pelo Ministério da Agricultura, que o autoriza à venda diretamente ao consumidor sob a designação de produto orgânico.

Foram as práticas e manejos empregados pelos produtores agroecológicos, atendidos pela irrigação e assistência técnica da Cohidro em Lagarto, que motivaram a visita dos estudantes e mestre, a fim de replicarem esse conhecimento, na horta que fizeram dentro da unidade de ensino em Estância.

Atualizado em