Semarh e Cohidro discutem ações do programa Águas de Sergipe

Presidente da Cohidro Carlos Melo, Foto: Bárbara Amarante/Semarh

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 11, o novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos e de Irrigação de Sergipe (Cohidro), Carlos Melo.

O novo gestor solicitou ao secretário informações sobre as 27 ações que a Semarh desenvolve comumente com a Cohidro, dentro do programa “Águas de Sergipe”, coordenado pela Semarh, em parceria com o Banco Mundial.

Durante a reunião, Olivier Chagas explicou, de forma pormenorizada, que as principais ações são os investimentos em painéis de segurança de barragens, que inclui, por exemplo, a barragem do Poxim; a troca dos modelos dos sistemas de irrigação, denominados de irrigação localizada; e a recuperação das áreas degradadas dessas barragens, dentre outras pequenas áreas que estavam em processo de desertificação.

“Existem várias outras ações, como a recuperação física da sede dos escritórios dos perímetros irrigados e da própria sede da Cohidro. Também foi realizada a compra de equipamentos de informática para que a Cohidro possa ter uma melhor condição de trabalho; compra de veículos, equipamentos de perfurações de poços, dentre outros”, elencou Olivier.

De acordo com Carlos Melo, essa primeira reunião foi esclarecedora e o diálogo continuará. “Nós acabamos de assumir a Cohidro e, de imediato, solicitamos uma reunião com o secretário Olivier para discutirmos e alinharmos os importantes projetos do programa Águas de Sergipe, principalmente no que tange a Cohidro, com os perímetros irrigados. Nas secas dos anos anteriores, detectamos a necessidade de investimentos para administramos melhor a distribuição de água na irrigação”, destacou Carlos Melo.

Presenças

Acompanharam a reunião, o coordenador da Unidade de Administração do programa Águas de Sergipe (Uapas), Everton Teixeira; o diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano; o diretor do Departamento de Finanças da Semarh, Marcelo Barberino; e a coordenadora do Águas de Sergipe na Cohidro, Maria Lúcia.

Fonte: Ascom/Semarh

Última atualização: 6 de maio de 2021 19:06.