Programa de Agricultura Integrada e Sustentável (PAIS) 

Idealizado pelo Sebrae, Fundação Banco do Brasil e BNDES o “Programa de Agricultura Integrada e Sustentável” (PAIS) tem a atuação da Cohidro como parceira, ao indicar e dar assistência técnica aos irrigantes – alocados nos perímetros irrigados da Companhia – inclusos dentro do público alvo do projeto, que tem por objetivo criar meio de subsistência e geração de renda – para a agricultura familiar – utilizando para isso métodos de cultivo agroecológicos, visando assim uma conscientização de não agressão ao meio ambiente, já que além de não poluir, o sistema também faz um aproveitamento intensivo de uma pequena parcela de terra, fator que ainda privilegia as micro e pequenas propriedades rurais.

Dos agricultores irrigantes pela Cohidro, foram 99 beneficiados a partir deste convênio, os quais receberam o kit de materiais que inclui: telas, madeiramento, lonas plásticas, sistema de irrigação por gotejamento, caixa d’água de 1 mil litros, sementes e ainda um plantel de 10 galinhas e um galo para iniciar a criação. A intenção é que a família explore o sistema para que obtenha os vegetais cultivados, ovos e carne das aves criadas, tanto para o consumo próprio como para comercialização, gerando renda.

O PAIS consiste num sistema que integra o plantio irrigado de hortas e outros cultivares de subsistência à criação de galinhas. Nele, um galinheiro em formato circular é construído no centro de uma “mandala”, onde se divide os setores e níveis para cada tipo de cultivo, facilitando a distribuição do esterco – produzido pelas aves – de forma homogênea nos canteiros que circundam o abrigo. A construção onde dormem e se alimentam as aves, tem um “túnel” telado que o interliga a um cercado, onde as galinhas passam a maior parte do dia ciscando, pastando e tendo um desenvolvimento mais salubre do que na criação em gaiolas ou aviários.