No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) os agricultores, organizados em associações e cooperativas, elaboram um projeto chamado CPR Doação Simultânea, onde o governo federal compra os produtos oriundos da Agricultura Familiar diretamente  com o agricultor e repassa a instituições/ entidades beneficentes a populações ou grupos considerados em risco de segurança alimentar.

A Cohidro colabora incisivamente neste Programa auxiliando os agricultores dos  perímetros irrigados, que são os proponentes, na elaboração e acompanhamento do projeto, fazendo a ponte entre as entidades que representam os irrigantes e a Conab. Assim como também identifica as entidades que poderão ser beneficiadas na proposta de doação simultânea.

Desde 2008, quando o Programa entrou em operação, foram 2.860 famílias de agricultores participando de projetos que geraram 7.230.627 quilos de alimentos doados in natura ou que serviram para o preparo de refeições, atendendo 259.552 pessoas em situação de insegurança alimentar. Cada projeto tem vigência de um ano de entregas periódicas e no total foram R$ 6.499.737,69 pagos a estes produtores.