A elaboração de Projetos de Crédito Rural é de mais um serviço de assistência técnica prestada pela Cohidro nos Perímetros Irrigados e permite que o agricultor possa ter acesso a linhas de crédito oferecidas pelos bancos estatais, objetivando tanto o custeio agrícola como o investimento em novas plantações que o permita aumentar sua produção.

O principal meio financiador da agricultura familiar é o PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Voltado a pequenos agricultores, assentados em projetos de reforma agrária, jovens e mulheres de produtores.

Mas há também o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), oferecido pelo Banco do Nordeste e ainda todas as instituições bancárias possuem linhas de crédito com recursos próprios para o meio rural, garantidas por lei federal.

Nos casos em que o irrigante esteja inadimplente com a quitação dos débitos adquiridos com o crédito rural, a Cohidro também auxilia o agricultor, fazendo a ponte entre as instituições financeiras e aqueles que não conseguiram pagar seus empréstimos.

Os projetos de financiamento para investimentos ou custeio para os agricultores, que desenvolvem suas atividades nos perímetros irrigados assistidos pela Cohidro são elaborados pelo engenheiro agrônomo Dr. Arício Resende, assessor de Crédito Rural na Cohidro, da Diretoria de Irrigação e Desenvolvimento Agrário (GEDEA).

Para a aquisição de um financiamento agrícola é necessário que o agricultor tenha em mãos um projeto de custeio ou de investimento, conforme a necessidade de sua propriedade. Para isso ele conta com a Cohidro tanto na elaboração dos projetos como no fornecimento da declaração da autorização do uso da água para irrigação.

 

Mais informações pelo telefone: (79) 3241-5200 / Ramal: 6339.

 

Saiba mais em:

Normas Pronaf 23012

Plano Agrícola e Pecuário  2014/2015