Histórico
O Perímetro Irrigado Jabiberi é um projeto do tipo irrigação pública estadual, em sistema de distribuição de água por gravidade. Os seus estudos iniciais de viabilidade econômico-social foram realizados em 1984. O projeto executivo de irrigação ficou concluído em março de 1985 iniciando-se em seguida, a implantação da obra, que foi inaugurada em 1987. Trata-se de um projeto com intervenção fundiária, ou seja, com desapropriação da área de interesse.

Localização
O Perímetro Irrigado Jabiberi localiza-se na região Sul do Estado de Sergipe, no município de Tobias Barreto, Território Centro Sul, distante 123 Km de Aracaju, 23 Km da sede municipal e 149 Km para o Terminal Marítimo Inácio Barbosa.

Dados gerais

Área total do perímetro 362 ha
Área líquida irrigável 225 ha
Público beneficiado 370 pessoas
Número de lotes 75 lotes 74 lotes ocupados por produtores
1 lote destinado à implantação de Unidade Demonstrativa e de observação do Programa Balde Cheio.
Áreas da estrutura do Perímetro 60 ha da bacia hidráulica
Capacidade de acumulo de água na barragem (m³) 4,3 milhões
Tipos de Irrigação Aspersão convencional
Assistência Creditícia Banco do Brasil 
Banco do  Nordeste do Brasil
Banco do  Estado de Sergipe
Tipos de  solo Planossolo solódico
eutrófico
Solonetz solodizado
Número de animais 270 vacas leiteiras (Balde Cheio)
Volume de produção de leite 3.500 L/dia

 

Dados climáticos

Clima Quente e seco
Temperatura Média 18 °C mínima
32 °C máxima
com média anual de 32 °C.
Precipitação Média 756,9 mm a 1161 mm

 

Assistência técnica
Assistência Técnica Agronômica e Serviços de Operação e Manutenção são de responsabilidade da Cohidro, Companhia vinculada á Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri).

Ocupação
A área está dividida em 74 unidades de produção, com uma área média de 2,5 ha por lote. As casas dos irrigantes foram construídas em uma agrovila.

Infraestrutura física
O Perímetro Irrigado Jabiberi é composto por uma barragem de concreto, no rio do mesmo nome, com 21,5 metros de altura 290 metros de comprimento de crista e vertedor, formando um reservatório que ocupa uma área de 60 hectares e é capaz de acumular 4,3 milhões de metros cúbicos de água.

Método de distribuição de água para irrigação Gravidade por canal
Vazão total do sistema de irrigação 600 m³/h
Extensão de canais 16 km

 

Recursos hídricos
A área do subprojeto está totalmente contida dentro da bacia do Rio Jabiberi, afluente pela margem esquerda do Rio Real. Até a seção do Rio onde se localiza a barragem do Jabiberi, a bacia hidrográfica é de cerca de 118 Km².

Culturas exploradas
A exploração dos lotes está baseada, principalmente, na pecuária leiteira. Há também cultivo de hortaliças e de grãos, com destaque para o milho, além da caprinocultura e ovinocultura de corte.

Produção em 2015

Leite 1.342.795 Litros
Número de produtores 48
Área cultivada 225 ha
Valor da produção anual R$ 1.154.803,70

 

Projeto Balde Cheio
A Seagri, através da Cohidro, analisou que a principal vocação do Jabiberi é a produção leiteira, por isso firmou uma parceria com o Sebrae e a Embrapa – Sudeste para trazer para Tobias Barreto o Projeto Balde Cheio, que por meio da transferência de tecnologia ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira em pequenas propriedades familiares, ensinando aos agricultores familiares a gerenciar melhor o seu negócio, aumentando a produção e controlando custos para maior lucratividade. A troca de informações acontece no lote reservado ao Projeto, que se tornou uma sala de aula, passando a se chamar Unidade Demonstrativa (UD).