Cohidro e irrigantes participam do Fórum Estadual de Implementação de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

No Fórum Estadual de Implementação de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, realizado ontem pelo Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária na Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e da Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), a Cohidro foi representada pelo seu gerente de Agronegócios Sandro Luiz Prata e o técnico agrícola Edimilson Cordeiro, do Perímetro Irrigado Califórnia. Acompanhado dos produtores irrigantes, também do polo irrigado, Levi Alves Ribeiro e João Aureliano da Silva, respectivamente presidentes da Coofrucal e da Assai, de Canindé de São Francisco. Também presentes Antônio Gedeão José de Santana e Cirilo Amorim, presidentes das associações Movimento Associativista do Brejo e de Produtores do Perímetro Irrigado Piauí (Appip), de Lagarto.

A Seidh realiza o evento, com a participação de representantes de 50 associações e cooperativas de todo estado, buscando o fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Devido ao corte orçamentário de 2018 em programas sociais federais, o foco principal das discussões foi o Programa De Aquisição De Alimentos (PAA) da Conab, na modalidade ‘Doação Simultânea’.

No PAA, a Cohidro atua fornecendo irrigação e assistência técnica, tanto rual como escritural, para a o produtor irrigante ter garantias de produção agrícola e participar com seus projetos. Atualmente, dois contratos no Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, estão em vigência, através da Appip e Movimento Associativista do Brejo, para fornecer 68 toneladas de alimentos em entidades sócioassistências, para o preparo de refeições em asilos, hospital e abrigo de menores, além de cestas in naturas para famílias em situação de insegurança alimentar. Até o fim de 2017, só nos projetos de ‘doação simultânea’ originados nos perímetros da Cohidro, foram produzidos 3.232.280 quilos de alimentos.

Na ocasião, a Seidh entregou dois caminhões-baús refrigerados para incrementar o atendimento à comunidade nos municípios, através das cooperativas, objetivando a prestação gratuita de serviços sociais no âmbito do PAA.

 

Última atualização: 24 de novembro de 2019 11:58.