Senar-SE oferece cursos no Califórnia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar-SE), no último dia 8 de fevereiro esteve em visita ao Perímetro Irrigado Califórnia. O Encontro com a gerencia do polo agrícola da Cohidro em Canindé de São Francisco, foi motivado pela oferta da entidade para cursos de capacitação em Derivados de Leite, Agricultura Agroecológica, Biodigestor e Compotas: Doces e Conservas; direcionados às agrofamílias atendidas pela irrigação pública.

O superintendente Dênio Augusto Leite e o técnico Franklin Roosevelt, do Senar-SE, foram recebidos pela gerente do perímetro Eliane de Moura Moraes e seus técnicos agrícolas. Ela considerou ser bastante enriquecedora a oferta de cursos aos agricultores irrigantes e suas famílias, mas sugeriu aos gestores da entidade, considerarem a oferta de cursos também em Fruticultura e Horticultura, respectivamente as principais atividades agrícolas praticadas no Califórnia.

Os cursos Derivados de Leite e Biodigestor, servem especificamente ao processo de transferência de tecnologia que ocorre do perímetro Jabiberi para o Califórnia, aplicando o ‘Balde Cheio’ de produção de leite também aos irrigantes de Canindé. Em Tobias Barreto, o programa aplicado em 2010 aumentou em 73% a produção de leite que era gerada no início do programa.

Em 2015, filhos de produtores rurais do Califórnia realizaram Capacitação em Empreendedorismo Rural por meio dos cursos oferecidos pelo Senar-SE. No Jabiberi e em Lagarto, no perímetro Piauí, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) fez acompanhamentos individualizados e capacitações em grupo para os produtores de leite do programa ‘Balde Cheio’ e os agricultores orgânicos da Organização de Controle Social (OCS), respectivamente.