Cohidro vai ao Ministério da Integração prestar contas do “Água para Todos”

postado em: Cohidro, Programa Água para Todos | 0
Diretor de projetos Amarildo Baesso, Mardoqueu Bodano e Jairo de Glória

Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano e seu diretor de Infraestrutura, Paulo Henrique Sobral, estiveram em Brasília-DF, no último dia 11, visitando o Ministério da Integração Nacional. O encontro com diretores do Executivo Federal tinha como objetivo apresentar uma análise do andamento do programa “Água para Todos”, em que é a Empresa a gestora no Governo do Estado.

Contaram com o auxílio do deputado federal por Sergipe, Jony Marcos e do deputado estadual sergipano Jairo de Glória, para estabelecer este contado em Brasília. Os diretores tiveram audiência com o diretor de projetos do Ministério da Integração, Amarildo Baesso e Marcos Miranda, este coordenador geral do “Água Para Todos” no Órgão Federal. Novos projetos, voltados ao combate à seca, também foram pauta na reunião em que a Secretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri) foi representada pela sua assessora de planejamento, Ângela Maria Souza.

Mardoqueu Bodano concluiu ter sido construtiva a viagem, por ser sempre necessária esta prestação de contas com o Ministério que gerencia os projetos. “Tratamos do ‘Água para Todos’, levando a eles qual é a situação do programa que vem sendo desenvolvido pela Empresa em Sergipe, implantando novos poços voltados ao fornecimento de água em comunidades rurais. Mas aproveitamos para conhecer detalhes de um novo projeto em que a Integração Nacional vai investir na construção e reforma de barragens de médio e grande porte no Nordeste, outro benefício que queremos trazer para o Estado”, afirmou o presidente.

Já Paulo Sobral esclarece que 70% da primeira fase do “Água para Todos” foi concluída e o programa continua em andamento. “Todo trabalho social pré-empreendimento foi concluído, em que um levantamento socioeconômico estabeleceu as 107 comunidades que serão atendidas com um poço munido de sistema de bombeamento, armazenamento e distribuição de água. Estamos na etapa de perfuração – 40 poços na primeira fase e 67 na segunda – e já foi lançada a licitação que vai determinar a empresa que irá fazer a instalação da estrutura dos poços”, confirmou o diretor, sobre o programa em que foram destinados pelo Governo Federal R$ 13.680.000 e o Governo de Sergipe entrou com a contrapartida de R$ 720 mil.

Os 107 povoados beneficiados pelo “Água para Todos”, através da Cohidro, estão situados em 29 municípios sergipanos: Muribeca, Pacatuba, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Japoatã, Neópolis, São Francisco, Carmópolis, Divina Pastora, Pirambu, Siriri, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Tomar do Geru, Frei Paulo, Aquidabã e Japaratuba. Neste último, no dia 22 de maio do ano passado, o primeiro poço foi perfurado pelo Programa, para fornecer água às cerca de 350 famílias do Povoado Encruzilhadas.

Mardoqueu, Jony Marcos, Ângela Maria, Jairo de Glória e Paulo Sobral
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter