CONVITE: Bio5, Cohidro e Prefeitura de Canindé lançam o B5-Jovem

Bio 5

Amanhã, 02, a Associação Sergipana de Orgânicos (Bio5) vai lançar o Projeto B5-Jovem, que tem por objetivo introduzir os filhos dos agricultores orgânicos no processo produtivo que a Entidade desenvolve. A Organização é formada por irrigantes alocados no Perímetro Irrigado Califórnia, unidade da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em Canindé de São Francisco. Durante o evento, que ocorrerá na Secretaria Municipal de Agricultura, o prefeito Heleno Silva vai dar a autorização à Bio5 para a utilização da área externa do CDT.

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) é uma estrutura instalada no Perímetro Califórnia que foi cedida à Prefeitura de Canindé a partir de convênio com a Cohidro. Para o gerente do Califórnia, Edmilson Cordeiro, com a Bio5 o espaço voltará a ser mais bem aproveitado pelos agricultores. “A intenção dos produtores orgânicos é de utilizar a área de 2,2 hectares para desenvolver experimentos em adubação orgânica, a partir do plantio de espécies de vegetais leguminosas, visando a recuperação de solos degradados”, informou.

Dentre as atividades que o projeto quer desenvolver, em prol dos integrantes do B5-Jovem, está o Curso de Empreendedorismo Rural que o grupo vai receber do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que também vai ser lançado no evento desta quinta-feira. Segundo o técnico agrícola da Cohidro Tito Reis, que acompanha o trabalho do grupo, “a capacitação tem foco no processo de comercialização dos produtos orgânicos cultivados pelos agricultores, preparando estes membros familiares em técnicas de venda, conservação, normas de higiene e exposição de produtos, para feiras livres e agroecológicas”, revelou.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, o fator primordial do Projeto está no fato de ser uma iniciativa que está partindo dos orgânicos da Bio5. “São eles que estão correndo atrás destas melhorias. Vêm até nós, procuram o prefeito Heleno Silva, o secretário da Agricultura Esmeraldo Leal, requisitando e cobrando ações que lhes deem meios para produzir mais e com melhor eficiência. Exemplo disso é este espaço que conquistaram com a Prefeitura onde pretendem, por exemplo, plantar e produzir a própria torta de mamona, que hoje eles compram para usar no plantio de mudas de hortaliças”, esclareceu.

O prefeito Heleno Silva lembra que não é a primeira vez que vai atender uma reinvindicação da Bio5. “Mês passado sancionamos a Lei, votada pelos vereadores de Canindé, que reconhece esta Entidade como de Utilidade Pública Municipal e estamos oferecendo todo apoio para que eles recebam a autorização do SMI (Sistema Municipal de Inspeção) para produzir e vender os seus produtos de origem animal. Não é bondade nossa, estamos dando meios para que eles gerem renda dentro do Município, executando este trabalho inovador que só trás benefícios para a alimentação e a saúde do cidadão de Canindé”, concluiu.

 

Serviço:
O que: Lançamento do Projeto B5-Jovem e autorização de uso de área no CDT do Califórnia
Onde: Na Secretaria Municipal de Agricultura de Canindé de São Francisco
Quando: 2 de julho, quinta-feira, a partir das 9h

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter