Cohidro realiza ‘Dia de Campo sobre Goiaba’ em Canindé

Evento ocorre dia 28 de setembro, em Canindé

O Perímetro Irrigado Califórnia, polo agrícola do Governo do Estado administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em Canindé de São Francisco, organiza um ‘Dia de Campo sobre Goiaba’, para ocorrer no dia 28 de setembro, com início ás 8h no escritório local da Empresa. O foco do evento de instrução técnica e gratuito, são os agricultores irrigantes do município e região, estudantes, técnicos agrícolas e contará com o Dr. José Egídio Flori, pesquisador da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), como palestrante.

Segundo a gerente do Califórnia, Eliane de Moura Moraes, a intenção é levar o conhecimento tecnológico do cultivo de goiaba aos agricultores assistidos pela Cohidro no município, há 213km de Aracaju. “Além da irrigação, fornecida em cada um dos 333 lotes que formam o perímetro irrigado, temos a missão de fornecer a assistência técnica rural, a partir da atuação dos nossos técnicos. Trazendo esse evento, vamos transmitir aos nossos produtores as técnicas atualizadas, aplicadas lá em Petrolina, área de atuação da Embrapa, onde a fruticultura irrigada é referência mundial. Aprendendo mais sobre a cultura da goiabeira, melhor vão produzir e fazer render a agricultura familiar”, acredita.

O palestrante Egídio Flori possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz. De 1993 até o presente momento, vem trabalhando como pesquisador III da Embrapa no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido, em Petrolina-PE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura tropical nas culturas de goiabeira, maracujazeiro, bananeira, pupunheira e aspargo. Atua como propagador de temas relevantes nas culturas citadas, como controle fitossanitário de pragas e doenças, nutrição de plantas, manejo de adubação e irrigação.

Para José Carlos Felizola, diretor-presidente da Cohidro, a iniciativa do Perímetro Califórnia motiva o produtor a continuar investindo na fruticultura. “O ‘Dia de Campo sobre Goiaba’ está sendo uma ação louvável da Diretoria de Irrigação da Empresa e da Gerente Eliane e sua equipe. Estamos contribuindo com tudo que nos é acessível, para que o evento aconteça. A produção frutícola continua sendo o talento principal da agricultura irrigada no Semiárido. O calor e falta de chuva, que na maioria das plantações só atrapalha, nesse caso só contribui com a produção de frutos precoces, de boa qualidade e aspecto superior aos cultivados em lugares mais úmidos.”, articulou.

No Califórnia são hoje 336 hectares de área irrigada cultivada com goiabeiras, que geraram em 2016 a produção de 8.400 toneladas do fruto, repercutindo na renda de R$ 10.080.000 a esses produtores. Há muitas safras a goiaba é o segundo alimento mais produzido no perímetro irrigado de Canindé, só perdendo para o quiabo, em que no mesmo ano foram quase 14 toneladas colhidas.

A expectativa da Cohidro é de que participem do Dia de Campo cerca de 200 pessoas que, inicialmente, terão uma palestra técnica na sede do perímetro e depois seguirão para as plantações de goiaba existentes. “Nos pomares, será possível mostrar, na prática, as técnicas de manejo como podas além dos cuidados fitossanitários e métodos de indução à produção, nos mesmos moldes do que é aplicado lá em Petrolina. Quem planta, já plantou ou tem vontade de plantar goiaba irrigada no Sertão, não pode perder esta oportunidade de qualificação técnica. E isso vale também aos estudantes de área agrícola. Boa oportunidade de adquirir conhecimentos”, conclui o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto.