Sergipe vai a Brasília pleitear recursos para agricultura irrigada, pecuária e combate à seca

Presidente Felizola, deputados Joni Marcos e Fabio Reis, em audiência com o ministro Helder Barbalho – Foto: Ascom/Fábio Reis

Em Brasília, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e sua subsidiária, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), na terça-feira, dia 8, tiveram audiências no Ministério da Integração Nacional (MIN). Foram tratados a obtenção de recursos para implementação do projeto de irrigação Manoel Dionísio Cruz, em Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano; para a reestruturação dos outros seis perímetros irrigados da Cohidro e ainda em ações de enfrentamento aos efeitos da estiagem prolongada no Estado.

No Manoel Dionísio são previstas a construção de 100 km de adutoras com capacidade para atender 5 mil agricultores familiares. Preliminarmente orçado em R$ 125 milhões, vai desenvolver atividades produtivas em lotes de cinco hectares, voltados para fruticultura irrigada e lotes de 20 a 25 hectares para pecuária leiteira. No projeto serão atendidos 2.300 hectares irrigados, com captação de água do Rio São Francisco. Segundo o diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho, o pleito foi bem recebido no MIN.

“Participei da audiência com o secretário de Recurso Hídricos do Ministério, Dr. Ricardo Santa Ritta, onde pleiteamos a liberação de recursos para investimentos em nossos perímetros. O que resultou no compromisso mútuo de agendarmos sua vinda a Sergipe, para conhecer tanto a área para implantação do Manoel Dionísio como os outros polos de irrigação pública geridos pelo Governo do Estado, através da Cohidro”, expôs Felizola.

O presidente da Cohidro esclarece que o processo de reestruturação dos perímetros irrigados já vem acontecendo e têm ações executadas e outras em processo de licitação. “Pelo Proinveste, novas 45 bombas estão reequipando as estações de bombeamento nos perímetros Piauí (Lagarto) e Califórnia (Canindé). O programa está reformando estas instalações, canais de irrigação e barragens. O mesmo se dará via programa ‘Águas de Sergipe’, modernizando e tornando sustentável a captação de água para irrigação na bacia do Rio Sergipe”, completou.

Felizola, com os dos deputados federais Fábio Reis e Jony Marcos, o secretário Esmeraldo Leal (Seagri) e o prefeito de Canindé, Heleno Silva, ainda tiveram audiência com Ministro da Integração, Helder Barbalho. “Levamos os pleitos do Governo do Estado para minimizar os efeitos da grave e prolongada estiagem que nosso Estado atravessa”, finalizou o presidente da Cohidro.

Segundo o secretário Esmeraldo Leal (Seagri), esta ida à Capital Federal faz parte de um conjunto de reuniões que a Cohidro, a Secretária de Agricultura, a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e a Defesa Civil Estadual (ligada à Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH) tem tido em Brasília, muitas delas com a presença do governador Jackson Barreto, em função de amenizar, aos sergipanos, os efeitos da pouca incidência de chuvas.

“A reunião teve uma importância muito grande, queria destacar o esforço que o Governo do Estado tem feito em função dessa questão emergencial, tem criado todas as condições para que toda equipe de governo acesse essas questões. Demonstram a unidade dos órgãos, no nosso caso a Seagri e as vinculadas, mas também outras secretarias que podem e devem colaborar com essa questão. Então acabou sendo fundamental. O presidente da Cohidro se posicionou firmemente com relação a importância de termos poços artesianos, principalmente no semiárido sergipano. Além de abastecer ao ser humano, também serve à dessedentação animal”, explicou Esmeraldo.

Ração animal
Ainda com enfoque nos efeitos da estiagem prolongada aos rebanhos sergipanos, Esmeraldo Leal demostrou que, além de água, está sendo necessário ir buscar apoio para a questão nutricional. O que o motivou, na mesma viagem, ir até a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A Secretária também se posicionou, em relação a preocupação geral da pauta do Semiárido, ao impacto da seca à ração animal. Tanto a possibilidade de compra de ‘rolão’, mas também a possibilidade de adquirir, através da Conab, milho com preço justo. Então, uma série de ações foram discutidas, todas elas com o apoio do governador, para que a gente amenize essa situação”, concluiu o secretário.

 

Última atualização: 16 de outubro de 2017 10:40.