Em Frei Paulo, Jackson inaugura reforma de escola, quadra esportiva e barragem recuperada pela Cohidro

A reforma da Escola Rural do povoado Alagadiço correspondeu a um investimento total de R$ 122.529,32 / Foto: Victor Ribeiro/ASN

O Governo do Estado de Sergipe inaugurou na tarde da última sexta-feira, 10, duas obras que irão melhorar o campo educacional do município de Frei Paulo, no Agreste Central sergipano. A primeira é a reforma da Escola Rural do povoado Alagadiço, e a segunda é a construção quadra de esportes Wanderson Dantas Souza, do Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota.

A reforma correspondeu a um investimento total de R$ 122.529,32. Já para a construção da quadra, foram investidos R$ 645.211,62. Somados, os valores totalizam R$ 767.740,94, aplicados diretamente na melhoria estrutural das duas instituições de ensino, com o objetivo de acolher, com conforto, alunos professores e servidores das duas unidades. “Todo investimento que você faz em educação, você demonstra seu amor ao povo. Porque não tem nada mais transformador na vida das pessoas do que o investimento em educação”, declarou o governador Jackson Barreto durante a sua visita ao município.

Barragem

Após a inauguração da reforma da Escola Rural, o governador descerrou a placa da recuperação e ampliação da Barragem Pública Prefeito Manoel Soares, que proporcionará ao povo do sertão uma melhor infraestrutura para lidar com a seca / Foto: Victor Ribeiro/ASN

Durante sua passagem por Frei Paulo, ainda no povoado Alagadiço, Jackson Barreto descerrou também a placa da recuperação e ampliação da Barragem Pública Prefeito Manoel Soares, que proporcionará ao povo do sertão uma melhor infraestrutura para lidar com a seca. “Diante dessa situação de muita seca, o que estamos fazendo é preparar a infraestrutura do município porque as chuvas poderão cair e uma barragem limpa e arrumada significa dizer que você está cuidando dos recursos hídricos para atender a população num momento que Deus mandar a chuva, que é tudo o que pedimos, e que o povo do sertão precisa e merece, ou seja, o governo está presente com a barragem, está preocupado com o agricultor, preocupado com a seca e preocupado com o abastecimento de água”.

As máquinas irão retirar todo sedimento acumulado no fundo da barragem seca, que sempre serviu à comunidade. Desse modo, quando chover, a água acumulada durará por mais tempo. Também será feito o estudo do terreno, reforçando a segurança com novo sangradouro e ampliando os pontos de captação das chuvas. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Barragens do Governo de Sergipe. No estado, oficialmente, a iniciativa teve início no último 24 de fevereiro. Inicialmente são três frentes de trabalho simultâneas: em Frei Paulo, Poço Redondo e Cedro de São João, na recuperação de barragens de médio porte e de uso comunitário. Ao todo, serão 12 destes reservatórios recuperados no estado, todos em municípios onde foi decretada situação de emergência devido ao período prolongado de seca. As aguadas, depois de limpas e ampliadas, servirão para acumular a água das próximas chuvas, reservas utilizadas tanto no uso doméstico quanto à dessedentação animal.

O Programa de Recuperação de Barragens é uma ação conjunta entre as secretarias de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (Seidh) e da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Respectivamente, uma pasta entra com os recursos, na ordem de R$ 1.240.341,64, via o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e a outra executa, através da sua vinculada, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação Sergipe (Cohidro). Todo projeto de Engenharia e fiscalização das obras, executadas por empresa licitada, ficam a cargo da Cohidro.

Presenças
Estiveram presentes o vice-governador e secretário da Casa Civil, Belivaldo Chagas; o secretário de Estado de Governo, Benedito Figueiredo; o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; o deputado estadual Capitão Samuel; o deputado federal Fábio Reis; o superintendente da Secretaria de Educação, Everton Siqueira; o superintendente da Jucese, George Trindade; o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Soares Filho; o coordenador de Relações Institucionais da Casa Civil, Jorge Araújo; a diretora da DR3, Soraia Goes; o secretário municipal de Educação; Vagner Dantas; os prefeitos Ana Rosa (Pinhão), Elayne Oliveira de Araújo (Malhador); Aroaldo Chagas (Carira); a vice-prefeita de Frei Paulo, Mércia Dantas Nunes De Souza; o irmão do homenageado, Paulinho Abelardo, vice-prefeito de Malhador; ex-prefeitos e vereados do município.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Leia a matéria completa clicando aqui

Última atualização: 16 de outubro de 2017 09:48.