Servidores da Cohidro recebem palestra sobre Recursos Hídricos

postado em: Cohidro, Perímetro Irrigado Piauí | 0
Palestra na Cohidro foi para falar dos recursos hídricos

Iniciando a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), através da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (Dissa) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizou uma palestra com o Geólogo João Carlos Rocha, da Secretaria de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), na segunda-feira, 20.

‘Recursos Hídricos em Sergipe’ foi o tema palestrado aos servidores da Empresa, que em forma de bate-papo, tiram dúvidas sobre quantidade de poços perfurados pela Cohidro, a atual situação da falta de água no sertão Sergipano e a importância de preservar a água e usar de forma consciente.

O Engenheiro de segurança da Dissa, Roberto Barros, fala da importância do tema da palestra para esse dia e também sobre a agenda de eventos e palestra da Cohidro, voltados sempre à conscientização, prevenção e segurança da saúde e do trabalho. “Nós trabalhamos com um calendário de atividades mensal, é um trabalho conjunto das áreas envolvidas, e a gente procurou dar ênfase no Dia da Água porque a Cohidro é uma Empresa que trabalha com água tanto na área de poços, irrigação e como barragens”, disse.

O Engenheiro de Segurança da Empresa conta ainda que para essa palestra, escolheu alguém próximo ao assunto e com conhecimento dos trabalhos feitos pela Cohidro. “Procuramos uma pessoa que já estivesse envolvida nessa área, logo pensei no colega geólogo João Carlos, que hoje está na Semarh e trabalha nessa parte de gestão de recursos hídricos do Estado, acredito que cumprimos a meta de programação do mês de março, com o Dia das Mulheres e o Dia da Água”, afirma.

João Carlos passou informações de forma clara para os servidores da Cohidro, que atentamente prestavam atenção em cada nova informação da atual situação da água, e dos Recursos Hídricos de Sergipe. “Estamos vivendo a seca mais prolongada e mais severa em 104 anos. Então, o papel da Cohidro é muito importante. Essa palestra que foi facilitada por Roberto, é importante para aumentar o ânimo dos funcionários e mostrar a importância da Cohidro, que é extremamente válida para o Estado, ainda mais em uma situação dessas”, ressalta o Geólogo.

Para o diretor-presidente da Empresa, José Carlos Felizola, a Dissa, a Cipa e a gerência de Perímetro Irrigado Piauí, mostraram relevância na realização das atividades referentes à Água. “Lá em Lagarto, o evento priorizou a conscientização da sociedade: produtores e principalmente os jovens das escolas da cidade, que receberam palestras e conscientização quanto à importância da água, que também puderam participar das atividades. Aqui em Aracaju, os servidores da Cohidro tiveram uma manhã explicativa do atual panorama dos Recursos Hídricos em Sergipe e na missão que nos compete, de promover a sua distribuição e também a preservação dessa água”. A atividade em Lagarto ocorreu no dia 22, dia em que se comemora o Dia Mundial da Água.

Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jorge kleber Soares Lima avalia que os setores responsáveis pela atenção aos servidores, como Dissa e Cipa estão desenvolvendo um trabalho importante. “Nesse ano, já na época do Carnaval, houve esta campanha de distribuição de camisinhas, priorizando a prevenção das DSTs. Logo depois, a Saúde da Mulher foi lembrada em seu dia, quando também a Dibem (Divisão de Bem-estar Social) promoveu com os diretores da Empresa, a distribuição de rosas e agora esse empenho para promover a conscientização quanto aos recursos hídricos. Isso, sem falar, que é um trabalho que dá sequência às atividades que eles realizaram no ano passado, onde diversas palestras priorizaram a saúde do trabalhador”, completou.