Servidores da Cohidro doam água potável para combater à seca

O objetivo foi contribuir com a redução dos efeitos da estiagem prolongada no Sertão Sergipano

Na última terça-feira, 04, servidores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), sob a assessoria da Defesa Civil Estadual, iniciaram uma ação solidária com doação de água potável por carros-pipas no município de Porto da Folha, beneficiando 40 famílias no sertão. Foram assistidos moradores dos povoados Bela Aurora e Lagoa Cumprida, no município de Porto da Folha, 165 km da capital. Neste dia, um grupo de servidores da Empresa esteve lá acompanhando, fiscalizando e representando os demais colegas.

O objetivo da ação foi contribuir com a redução dos efeitos da estiagem prolongada no Sertão Sergipano, como forma de dar reforço ao trabalho já feito pela Defesa Civil e Exercício Brasileiro de distribuição de água potável às populações rurais em municípios onde foi decretado o estado de emergência devido à seca. Motivados pelas diversas ações populares, ou em outras empresas e órgãos, os funcionários da Cohidro fizeram uma contribuição financeira conjunta, equivalente à contratação de 10 viagens de caminhão-pipa, que podem abastecer até quatro casas cada, durante um mês.

Os servidores da Cohidro, que é uma empresa pública responsável por prover água à população rural – potável, por meio de poços e em estado bruto, para irrigação em perímetros – decidiram também fazer parte dessa força de apoio emergencial aos mais necessitados das áreas atingidas pela estiagem prolongada. Seca que neste ano ultrapassou os limites climatológicos do alto e médio sertão, atingindo praticamente todo Estado de Sergipe. Para o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho, esta seca está difícil de vencer sem o apoio conjunto.

“Por mais que seja feito pelos governos federais e com o reforço do estadual, por mais que nos empenhamos para perfurar e recuperar poços, a área que a falta de chuva prejudicou, é muito grande. Se faz necessário e útil todo tipo de ajuda. Embora esteja chovendo e as reservas hídricas de alguns pontos estejam voltando a se recuperar, ainda falta muito para atingir a regularidade vista antes da seca do ano passado. Exemplo triste, do impacto desta falta de chuvas, está no reservatório do nosso Perímetro Irrigado Jacarecica, em Itabaiana. Toda chuva que caiu até agora, neste ano, em nada mudou o estado de esgotamento da barragem, o que ainda impossibilita o retorno da irrigação”, avaliou Felizola, parabenizando os colegas de Empresa pela iniciativa.

Levando em conta o custo-benefício da distribuição de água sem ser em vasilhames e ainda considerando o impacto dessas garrafinhas descartadas, em localidades sem coleta de lixo apropriada, esses servidores optaram por contribuir com os carros-pipa, contando com a indicação dos colegas da Defesa Civil Estadual, tanto para escolha das localidades menos assistidas e de ‘pipeiros’ cadastrados na Operação Pipa Estadual, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (Seidh).

Para funcionário da Defesa Civil há 35 anos, Osvaldo Curvelo de Barros, esse tipo de ação colabora com a melhoria de vida da população necessitada. “É uma grande satisfação, colocar as pessoas que estão em risco, numa situação adequada, ou melhor do que a que elas vivem. Quando a prefeitura decreta situação de emergência, a depender da situação, a Defesa Civil desloca os seus funcionários para fazer o levantamento da necessidade e, após isso, a gente entra com os recursos disponíveis e os que não estão, nós solicitamos ao governo federal”, completou, falando sobre o trabalho da Defesa Civil.

Uma das beneficiadas com a doação de água, no Povoado Lagoa Cumprida, foi Quitéria Pereira. Ela desabafou sobre a dificuldade de acesso a água e da diferença que essas doações fazem na vida de quem precisa. “Quando a gente pode a gente compra água, quando não pode espera a vontade dos outros. No sábado, chegou doação aqui. Depende da semana, mas quando vai ver, já não tem mais”, disse, sobre a distribuição feita pelo Exército e Defesa Civil, onde são abastecidos uma casa para atender até quatro moradores, por meio do uso compartilhado.

Geóloga e servidora estadual desde 1983, Maria Auxiliadora Santos Lima tem por função na Empresa Pública, fazer a ‘locação’ de um novo poço a ser perfurado. Na sua opinião, a ação foi tão gratificante quanto já é o seu trabalho. “Tudo ligado ao bem do homem do campo me faz feliz, muito feliz! E fiquei muito feliz quando o pessoal me convidou para essa participação. Eu vivo nisso, acompanho todo o sofrimento do homem do campo, sei a importância do trabalho da Cohidro nisso aí e a Cohidro, ainda de outra forma ajudar a amenizar esse sofrimento, só pode deixar a gente muito feliz”, relatou. Em Porto da Folha, ela, o motorista José Francisco dos Santos, a estagiária em Jornalismo Bianca Vieira e o assessor de comunicação Fernando Augusto, representaram os colegas da Companhia que contribuíram para a doação.

Última atualização: 16 de outubro de 2017 09:25.