Convênio com a Embrapa traz amora para Canindé

Fotos: Arquivo pessoal

O Perímetro Irrigado Califórnia, unidade da Cohidro em Canindé de São Francisco, na semana passada recebeu a visita técnica do engenheiro agrônomo e pesquisador Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa Semiárido de Petrolina-PE. Ele já atuava no processo de transferência de tecnologia entre as duas empresas, que rendeu a instalação de três campos experimentais de variedades de uva e pera adaptadas ao clima do sertão nordestino. Agora, o especialista trabalha com a introdução de mais uma cultura frutífera: a amora.

No campo experimental do produtor irrigante Levi Alves Ribeiro (Sidrack) já existem umas primeiras mudas plantadas como experiência e a intenção é de ampliar a área ocupada pela espécie, que já começa a dar seus primeiros frutos. O agricultor foi beneficiado no convênio recebendo todo material para construção dos parreirais de uva, o sistema de irrigação por gotejo adaptado à fertirrigação, os insumos necessários às plantas, as mudas e toda assistência técnica da Embrapa por dois anos. Assessoria que é complementada pela atuação dos técnicos agrícolas da Cohidro, que também é a responsável por fornecer água para irrigação nesse e nos outros 232 lotes do Califórnia.

A reportagem do programa Sergipe Rural,  da TV Aperipê, esteve no Perímetro Irrigado Califórnia da Cohidro, em Canindé de São Francisco. As pautas seguidas pela repórter Lícia Moura e o produtor de imagens Jorge Henrique, eram a produção de mudas de uva, o plantio experimental de amoras e o cooperativismo. O programa vai sempre ao ar na TV Aperipê no sábado, 7h30, com reprise domingo, 8h30 e na quarta, 9h.

Última atualização: 8 de junho de 2020 16:00.