Mutirão no Califórnia faz reparo em canais

Foto: arquivo pessoal

Mais uma vez os produtores irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia utilizam do Dia do Rio (quartas-feiras em que a água de irrigação e racionada), para fazer mutirão em benefício da infraestrutura que os servem, levando água até seus lotes agrícolas.

Foto: arquivo pessoal

Dessa vez eles fizeram pequenos reparos em fissuras do revestimento em concreto dos canais trapezoidais de irrigação. Ao todo, o polo irrigado da Cohidro em Canindé de São Francisco possui cerca de 10 km de canais, aonde corre água seis dias por semana e por isso, a necessidade de manutenção é constante, para evitar perdas ocorridas na infiltração.

Recentemente 1.579 metros dos pontos mais críticos foram reformados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh) e em outros 1.800 metros, da parte urbana e mais larga dos canais, atualmente ocorre obra de recuperação da estrutura de revestimento e a cobertura em concreto, para evitar a contaminação da água e a perda, pela evaporação e captação irregular.

Em Licitação Pública lançada em outubro, via recursos do Proinveste, a Cohidro pretende recuperar outros 6km de canais e a construção de um novo pontilhão sobre o canal no setor 3 do Califórnia.