Califórnia inicia novo ciclo de reuniões com irrigantes atendidos pela Cohidro

Fotos: Andrea Santtos (Califórnia/Cohidro)

Quarta (6) e quinta-feira (7), o Perímetro Irrigado Califórnia promoveu os dois primeiros encontros de mais um ciclo de reuniões periódicas que a gerência local têm realizado. Desta vez, o objeto foi alertar quanto ao consumo correto da água de irrigação fornecida pela Cohidro, discutir a introdução da cultura do milho, a oferta de cursos e a proposta de formação de grupos de Horticultura e Fruticultura, e falar da importância da cooperativa e associações no processo de comercialização.

A primeira reunião reunião, na quarta-feira, ocorreu com os agricultores do Setor 6, área de atuação do técnico Tito Reis. A Segunda, na quinta, nos setores 7-1 e 7-2, onde atua o técnico agrícola Antônio Roberto Ramos. Ainda irão ocorrer mais reuniões nas próximas semanas: dia 12 no Setor 5 e dia 14, Setor 4, do técnico Edmilson Cordeiro; dia 19 no Setor 3, do técnico Joaquim Ribeiro. Dias 21 é no setor de Sequeiro Norte e 26, no Sul, área de atuação do técnico Manoel.

Ao tratar do uso correto da água, a gerente Eliane de Moura Morais se referiu ao desperdício, ocasionado quando são colocados aspersores aguando além das áreas de lavouras e os vazamentos nas tubulações dentro dos lotes. Já se tratando da introdução do milho, os técnicos da Cohidro explicaram a necessidade de adequação da irrigação para este tipo de cultivo.

Ainda foi abordado o tema do associativismo e cooperativismo, que são os meios para que os produtores possam participar dos programas governamentais da compra da produção rural, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Conab e o Pnae, do FNDE. O primeiro método já possui agricultores do perímetro Califórnia proponentes de projetos pela Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia (Coofrucal) e Associação dos Agricultores de Canindé de São Francisco (Assai), que estão buscando mais irrigantes parceiros para novos projetos.