Aula prática do Balde Cheio no perímetro Califórnia

O técnico em Agropecuária do Perímetro Irrigado Jabiberi (Tobias Barreto), José Reis Coelho, executou dois dias de treinamento que voltado aos agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia (Canindé de São Francisco) que estão aderindo ao programa Balde Cheio de produção de leite.

O tema do treinamento oferecido por Coelho é ‘Determinação de Matéria Seca em Pastagem’ e ‘Utilização de Fita de Pesagem em Bovinos Leiteiros’. As atividades fazem parte do processo de transferência de tecnologia entre os dois perímetros irrigados da Cohidro, que teve início a quase um ano.

Da capacitação também participam os colegas de Coelho, técnicos no perímetro Califórnia que vão acompanhar o dia a dia destes produtores de leite. Na quarta-feira (2) foi a parte teórica e quinta (3) eles viram a prática, que ocorreu no projeto piloto do ‘Balde Cheio’ já instalado no lote irrigado do pequeno agropecuarista Everaldo Mariano.

O ‘Balde Cheio’ foi originado na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e em Sergipe foi implementado, pela primeira vez, no Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, a partir da parceria entre a Cohidro e Sebrae Sergipe. Já no ano em que iniciou sua operação, 2010, aumentou a produção de leite dos pecuaristas de 1.080 litros para cerca de 2,5 mil por dia.