Governo inicia ciclo de reuniões para implantação dos novos sistemas de irrigação no Jacarecica I

Foto: Fernando Augusto (Ascom/Cohidro)

Na manhã desta terça-feira, 27, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, coordenou reunião com os agricultores do perímetro irrigado Jacarecica I, em Itabaiana. O encontro visa esclarecer possíveis dúvidas relacionadas aos investimentos que o governo do Estado está realizando, a exemplo de ações de reflorestamento e modernização dos sistemas de irrigação.

Através do Programa Águas de Sergipe, gerido pela Semarh, o governo do Estado investe quase R$ 30 milhões nos perímetros irrigados. São aproximadamente R$ 14,8 milhões destinados ao reflorestamento na Ribeira, Jacarecica I e II, Açude da Macela, Cajueiro dos Veados (Malhador) e barragem do Poxim (entre São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda). Outros R$ 14 milhões estarão sendo aplicados na modernização e implantação da irrigação localizada, neste caso, beneficiando Ribeira e Jacarecica I.

“O nosso objetivo aqui é reunir os técnicos da Semarh, Cohidro, Emdagro, das empresas que executarão o projeto e os agricultores para que possamos explicar bem o plano e dizer como ele será desenvolvido. Além disso, iremos tentar consensuar alguma divergência de entendimento sobre a adequação do sistema”, explicou o secretário.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, acredita que a questão é de adaptação. “Quando se muda a cultura e tradições na maneira do plantio, se cria algumas resistências. Quando o Governo veio ao Jacarecica para lançar essa obra, alguns produtores nos procuraram para dizer que tinham dúvidas em relação às mudanças. Então, provocamos essa reunião justamente para ouvir os pleitos deles”, comentou.

Com a modernização dos sistemas de irrigação dos perímetros irrigados de Itabaiana, haverá economia de água, contribuindo com a resolução da crise hídrica que o estado vivencia. Além disso, a mudança também proporcionará economia de energia elétrica, facilitando a vida do agricultor.

O maior desafio no momento é mostrar ao produtor rural que o novo sistema trará mais benefícios que malefícios. João Fonseca, diretor de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos e de Irrigação de Sergipe (Cohidro), disse que a ideia é eliminar todas as possíveis dúvidas. “O objeto da reunião é tirar as dúvidas dos produtores e esclarecer o que for possível para implantar o projeto com o mínimo de incertezas possível”, esclareceu.

Para o agricultor Genivaldo Brito, conhecido como Peba, o caminho é a experimentação. “Tem que fazer o teste primeiro, se não funcionar, temos que refazer. O próprio Dr. Olivier falou que vai fazer o teste em dois terrenos e se não funcionar, vai mudar. O povo precisa ouvir as sugestões e pelo menos tentar”, ponderou.

No que concerne ao reflorestamento, a empresa STCP Engenharia de Projetos será a responsável por sua execução. O projeto é voltado ao plantio de mudas de espécies nativas nas Áreas de Proteção Permanente – áreas que beiram a barragem – e cercamento das margens dos rios e afluentes, com cerca natural e artificial.

“Essa etapa nós chamamos de mobilização, que é justamente informar para eles do que se trata o projeto, os benefícios e estabelecer um canal de comunicação com todos. Ou seja, a partir do momento que eles identifiquem alguma coisa que acham fora do normal ou tenham alguma sugestão, podem nos contatar com facilidade”, assegurou Eder Fernandes, consultor técnico da STCP.

Antônio de Santana é agricultor há mais de 20 anos e acredita que o reflorestamento já deveria ter sido iniciado. “Isso já devia ser feito. Tem sobra de terra que é do governo e o povo desmata todinha. Do outro lado da barragem precisam ser plantadas árvores novas e povo está é derrubando”, lamentou.

Jacarecica I
O perímetro irrigado Jacarecica I está situado no povoado Agrovila, entrou em operação em 1987 e congrega 126 produtores rurais. As culturas em destaque são: batata-doce, alface, milho verde, quiabo, coentro, cebolinha, tomate, pepino, feijão, vagem, maxixe, pimenta e amendoim.

Águas de Sergipe
O programa resulta de contrato firmado entre o governo de Sergipe e o Banco Mundial no valor de US$ 117.125.000,00, sendo US$ 46.850.000,00 a contrapartida do Estado. O Águas de Sergipe tem como finalidade a melhoria da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. Somente na primeira etapa do projeto de esgotamento sanitário em Itabaiana, que compõe o programa, já foram investidos R$ 23,5 milhões.

Fonte: Ascom/Semarh

Última atualização: 6 de maio de 2021 19:06.