XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe acontece entre os dias 2 e 6 de abril

O evento, de cunho técnico-científico, ocorrerá no auditório da Codise, em Aracaju, e tem como temática as “Soluções Naturais para a Água”

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), realizará entre os dias 2 e 6 de abril, o XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse). O evento, de cunho técnico-científico, ocorrerá no auditório da Codise, em Aracaju, e tem como temática as “Soluções Naturais para a Água”.

Aberto ao público, o Encontro reunirá pesquisadores, professores e estudantes universitários de várias áreas do conhecimento relacionadas ao estudo da água.

Durante o Enrehse, haverá apresentação de trabalhos técnicos, minicursos e palestras com o objetivo de fomentar o conhecimento para a gestão dos recursos hídricos, além de envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.

No dia 2 serão ministrados três minicursos com os temas “Estimativas de Vazões para Bacias Hidrográficas Sem Dados em Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos”; Drones Aplicados à Gestão dos Recursos Hídricos”; e “Tecnologias Modernas Aplicadas ao Uso da Água”. Para esses minicursos há um número limitado de vagas, serão apenas 40.

Do dia 3 a 5, acontecem as palestras com renomados especialistas sobre temas atuais, a exemplo da “Ciência Política Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos”; “Uso de Informações Sobre Mudanças Climáticas no Planejamento e Gerenciamento dos Recursos Hídricos”; a “Cobrança Pelos Recursos Hídricos no Brasil e Caminhos a Seguir”; Segurança de Barragens, Avanços de Perspectivas; Projeto Legado e a “Governança dos Recursos Hídricos; a Sustentabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas”; e “Construindo Um Modelo de Secretaria Executiva”.

Também haverá apresentação de trabalhos elaborados por estudantes universitários de Sergipe e de outros estados.

Foto: Ascom/ Semarh

O superintendente da SRH, Aílton Rocha, disse que o Enrhese já está consolidado. “A nossa expectativa para a realização do evento é muito boa. O Enrhese está na sua 11ª edição, então, já é um evento consolidado, aberto ao público em geral, mas tendo como público alvo os professores e estudantes de universidades, que têm prestigiado muito esse evento. O Enrhese é feito com muito carinho e responsabilidade. É um evento técnico-científico elogiado nacionalmente e internacionalmente. A gente tem trazido palestrante de notório saber”.

Premiação
Existe uma comissão organizadora para avaliar os trabalhos. A princípio, 40 deles serão selecionados, sendo que 20 serão publicados na revista “Ciência Plena”, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, desses 20, os três melhores serão premiados com um tablet.

“É a maneira de incentivar os nossos pesquisadores e a ciência. Fazemos isso com muita felicidade, porque é a forma de aproximar a gestão dos recursos hídricos da ciência, nessa inter-relação”, afirma Aílton.

Homenagem póstuma
No dia 6, ao final dos trabalhos, haverá uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo José Holanda Neto, do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos, pelos relevantes serviços prestados à gestão dos recursos hídricos do Estado. Holanda era representante da Secretaria de Estado da Agricultura dentro do Conselho e morreu em dezembro de 2017, em decorrência de problemas de saúde.

Neste dia também haverá uma visita técnica à barragem do rio Poxim, em São Cristóvão, com limite de vagas, no total de 40.

Parceria
O evento é uma realização da Semarh, por meio da SRH, em parceria com a UFS, Unit, PIO X, IFS, Embrapa, Ibama, Codevasf, Deso, Cohidro, Emagro, Incra, Seagri, Fapitec, SergipeTec, ITPS.

 

Inscrições prorrogadas
A inscrição para submissão dos trabalhos foi prorrogada até o dia 12 de março. Acesse o site: www.semarh.se.gov.br/?page_id=6333.

 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Última atualização: 20 de março de 2018 11:21.